Nísia cita pressão do Centrão e ataques machistas, mas diz que segue na Saúde

Atualizado em 21 de março de 2024 às 14:58
A ministra Nísia Trindade. Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, relatou que tem sofrido ataques machistas e afirmou que permanecerá na pasta, apesar da pressão. Durante reunião que reúne representantes da pasta e das secretarias municipais e estaduais de saúde, ela afirmou que não precisa mudar de postura para ser respeitada.

“Permaneço no ministério por decisão do presidente Lula. Naturalmente, minha também, porque com toda a exposição, pressão, comentários machistas, etc…”, afirmou Nísia durante o encontro. Ela tem sido alvo de críticas do presidente Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Centrão, que busca por mais verbas na Saúde.

A ministra também tem sido cobrada por problemas na condução da epidemia de dengue e a situação dos hospitais federais do Rio de Janeiro. A secretários de Saúde, Nísia afirmou que disse a Lula que não precisa “falar grosso” para fazer seu trabalho na pasta.

“Há uma visão que a gente deve superar do que é exercer autoridade. Vamos avançar como sociedade se tivermos outro padrão, civilizado, democrático, que a gente não precise bater na mesa para ser ouvido, respeitado”, disse a ministra.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o presidente Lula. Foto: Evaristo Sá/AFP

Ela relata que há discussões sobre seu trabalho e sugestões de que ela deveria “ser mais técnica” ou “mais política”, mas que considera a discussão um “equívoco”. “Há gosto para os dois lados e acho equívoco essa oposição, mas é isso que está posto”, prosseguiu.

Em meio à pressão sofrida para demitir a ministra, Lula garantiu que ela não deixará o cargo. Ele também teve uma reunião com ela nesta terça (19) e reclamou da demora do governo em reagir aos casos de dengue e da crise nos hospitais federais do Rio de Janeiro.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link