Nísia Trindade será a primeira mulher a chefiar Ministério da Saúde; conheça sua trajetória

Atualizado em 22 de dezembro de 2022 às 13:44
Nísia Trindade Lima
Foto: Reprodução

A socióloga Nísia Trindade Lima foi indicada pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para chefiar o Ministério da Saúde a partir de janeiro de 2023 e será a primeira mulher a comandar a pasta desde que ela foi criada, em 1953.

Nísia já havia feito história na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ao ser a primeira mulher a ocupar a presidência da instituição. Ela é cientista social com mestrado em ciência política e doutorado em sociologia. Assumiu o cargo de presidente da fundação em 2017, sendo reeleita em 2020 para mais quatro anos, que iria até 2024.

A cientista já acumulava mais de três décadas de trabalho na Fiocruz antes de assumir o posto mais alto. Nísia ingressou na fundação em 1987 como pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz, onde tornou-se diretora em 1999. Em 2006, assumiu a gestão da Editora Fiocruz. Foi vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da instituição, de 2011 a 2016.

Durante a pandemia de covid-19 ficou ainda mais conhecida pelo seu trabalho na Fiocruz, quando liderou iniciativas para o enfrentamento da pandemia, como a produção de milhões de testes diagnósticos de coronavírus e a parceria com a Universidade de Oxford e a farmacêutica Astrazeneca para a produção da vacina no Brasil.

Nísia também criou o Observatório Covid-19, que realiza pesquisas e sistematiza dados epidemiológicos, além de monitorar e divulgar informações para políticas públicas contra o coronavírus e seus impactos na sociedade. No final de 2020, foi eleita membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), na categoria ciências sociais.

À frente do Ministério da Saúde, Nísia terá como desafio as dificuldades orçamentárias deixadas pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) e a recuperação de programas como o Farmácia Popular e de vacinação, que ficaram enfraquecidos nos últimos quatro anos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link