No Brasil de Bolsonaro, a gasolina é a 3ª mais cara do mundo

Atualizado em 23 de abril de 2022 às 16:25
Brasil do governo de Bolsonaro tem a 3º gasolina mais cara do mundo
Muro cm cartazes em denuncia aos preços de itens básicos no país

Segundo a Consultoria Oxford Economics, o Brasil de Jair Bolsonaro (PL) apareceu entre os três países com a gasolina mais cara do mundo. A pesquisa relacionou o valor do salário médio dos países com o preço de um litro da gasolina.

Um litro de gasolina no governo de Bolsonaro corresponde a 9% do salário médio diário do país. O Brasil fica atrás apenas das Filipinas (19%) e na Indonésia (13%). A consultoria Oxford Economics tentou medir essa diferença confrontando o valor do litro da gasolina com o poder de compra em 30 países, calculando qual fatia ele representa da renda da população local.

Em relatório divulgado para clientes, os economistas Marcos Casarin e Felipe Camargo destacaram o fato de que, mesmo com os sucessivos aumentos, o preço do combustível no Brasil ainda está defasado em cerca de 18% em relação aos preços internacionais.

“Se a Petrobras decidir que não vai levar o baque em seus lucros, então o presidente terá de quebrar a regra fiscal do teto constitucional de gastos e correr o risco de ser processado, ou encontrar uma maneira de convencer os legisladores a aprovar outro emenda que cria um fundo de estabilização de combustíveis financiado com receitas extraordinárias”, afirmaram os economistas.

De acordo com os os dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o preço médio da gasolina atingiu proibitivos R$ 7,219 na semana entre 10 e 16 de abril.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link