No caminho para o maior torneio de golfe feminino

Atualizado em 1 de agosto de 2018 às 9:59

No caminho para o maior torneio de golfe feminino

O golfe tem sido televisionado há anos, mas com uma presença masculina muito maior que a feminina. No entanto, o British Women’s Open é um torneio disputado nas terras da Inglaterra e a Escócia desde 1976. É isso mesmo, 42 anos de história que permitiram a passagem dos melhores golfistas segundo as apostas esportivas dos circuitos profissionais.

A primeira edição foi organizada pela Ladies ‘Golf Union do Reino Unido e é normalmente disputada entre os meses de julho e agosto. Dizemos “normalmente” porque apenas um ano sofreu modificações devido aos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Imagem: www.zimbio.com

Talvez o golfe feminino seja escrito em nossa sociedade, à sombra dos homens. No entanto, e apesar disso, muitas mulheres conseguiram dar um passo à frente e se procurar um espaço no campo profissional.

Três mulheres importantes no mundo do golfe

  1. Maria I da Escócia, se enfrentou com toda a sociedade escocesa, e começou a jogar golfe no século XVI como hobby. Ela foi considerada a primeira golfista oficial feminina e é conhecida por ter jogado golfe em Musselburgh em 1567, oficialmente o mais antigo campo do mundo.

  2. Dorothy Campbell, que seria reconhecida como a primeira jogadora de golfe profissional no mundo a dominar o esporte, durante os primeiros anos do século XX. Ela nasceu em 1883 em Edimburgo (Escócia) e dedicou-se a homenagear uma família com tradição de golfe. A descoberta de seu talento, aconteceu quando ela mudou sua estratégia junto a seu professor Ben Sayers, ela passou de meio giro a um giro completo.

  3. Annika Sörenstam: Sua carreira no mundo do golfe é marcada pelo sucesso, ela fez sua estreia profissional em 1992 e se aposentou em 2008. Nesse período, ela ganhou 93 torneios, dos quais dez eram majors. Durante os anos 90 e até alguns anos depois, foi considerada a número um do mundo, sem discussão.

Os nomes que soam hoje

Atualmente os nomes das mulheres que mais ressoam são os de Karrie Webb e Sherri Steinhauer, ambas conquistaram três vitórias no British Open, apesar de Yani Tseng ser a única competidora que venceu duas vitórias com status de torneio maior.

Imagen: bridgestonegolf.com

Um grande momento de preparação para muitas jogadoras, a fim de chegar às grandes ligas e na capa dos jornais esportivos, é a participação no British Junior Open, organizado pelo Royal e Ancient Golf Club de St. Andrews (R&A) de dois em dois anos desde o ano 2000.

E se falamos da América do Sul, nomes como os de Catalina Rendo (Argentina), María Emilia Pereira (Brasil), Laura Castillo (Colômbia), Antonia Matte (Chile), María Beatriz Arizaga (Equador), Luisamariana Mesones (Peru), Jimena Márquez (Uruguai) e Vanessa Gilly (Venezuela) ressoam muito, pois representam as nacionalidades femininas confirmadas para a edição de 2018 do The Junior Open.

Muitas dessas jogadoras se destacam no meio de um ‘field’ de 145 dos cinco continentes, em busca de um título de grande importância em todo o mundo. O campeonato é organizado nas datas anteriores ao British Open e reúne os destaques do mundo juvenil em um dos sete campos que compõem o complexo de golfe no qual fica a sede da organização mundial de golfe.

Brasileiros no mapa mundial de golfe

Quanto aos jogadores brasileiros, Victoria Lovelady é uma das atuais representantes nas principais ligas femininas. Em dezembro de 2017, ela participou do Omega Dubai Ladies Classic, que é a última parada do Ladies European Tour (o circuito feminino mais importante da Europa).

Imagem: ladieseuropeantour.com

Já, no caso dos homens, Adilson da Silva também participou em dezembro de 2017 do Joburg Open em Joanesburgo. Al disso, o jogador é membro atual do Asian Tour e do Sunshine Tour.

Em ambas situações, pode-se dizer que eles são os melhores golfistas brasileiros de hoje e que estão constantemente ganhando pontos, só com um objetivo: continuar no ranking mundial.

No em tanto, si analisarmos o caso de Adilson, em um top liderado por Dustin Johnson dos Estados Unidos, ele se localiza na posição 435 com 0,4082 pontos em média. E algumas posições, mas abaixo, outro brasileiro aparece em cena, o paulistano Alexandre Rocha, que fica no número 957 com 0,1263 pontos em média.