No Dia dos Namorados, EUA usam poema para ameaçar imigrantes ilegais; entenda

Atualizado em 14 de fevereiro de 2025 às 18:00
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Carlos Osorio/Reuters

O governo de Donald Trump, presidente do Estados Unidos, usou um pequeno poema para ameaçar imigrantes de expulsão no perfil oficial da Casa Branca nas redes sociais. O post foi feito nesta sexta (14), dia em que é celebrado o Valentine’s Day, o Dia dos Namorados, em parte do mundo.

“Rosas são vermelhas, violetas são azuis, venham aqui ilegalmente e nós vamos deportar você”, escreveu o perfil da Casa Branca. Os versos são comuns em poemas escritos por americanos para seus namorados ou namoradas.

A publicação ainda traz uma imagem de Trump e de Tom Homan, conhecido como “czar” da imigração nos Estados Unidos. Veja o post:

Imagem publicada nos perfis oficiais da Casa Branca nas redes. Foto: Reprodução

A política anti-imigrantes foi um dos temas mais presentes na campanha de Trump e o republicano vem intensificando suas ordens para expulsar estrangeiros do país. Sua promessa é realizar a maior deportação da história do país.

Ao menos 11 mil imigrantes ilegais foram presos desde o início da nova gestão de Trump, segundo a Casa Branca. As detenções foram registradas em operações  Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês) em Chicago, Nova York, Newark e Los Angeles.

Os antecessores de Trump, Joe Biden e Barack Obama, por sua vez, usaram a data para mandar mensagens apaixonadas às suas esposas, Jill Biden e Michelle Obama, respectivamente.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line