No exterior, 15 países registram atos contra Bolsonaro no #24J

Atualizado em 24 de julho de 2021 às 18:38

Publicado no Brasil de Fato

Neste sábado (24), dia de “Fora, Bolsonaro!”, brasileiros estão nas ruas do mundo em defesa da vida e para exigir o impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

Cidades como Bruxelas, Tóquio, Berlim, Paris, Viena, Londres, Zurique, Freiburg, entre outras, registram manifestações pelo impeachment do presidente. São ao menos 35 cidades no exterior, em 15 países.

Nas redes sociais, a hashtag #24JForaBolsonaro figura entre as mais comentadas, com engajamento internacional, desde as primeiras horas da manhã.

Em Haia, na Holanda, os ativistas realizam um ato para reforçar as denúncias contra Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional (TPI). A cidade é sede do tribunal em que tramitam ações e denúncias contra Jair Bolsonaro por genocídio da população indígena, devastação ambiental e descaso com a saúde dos brasileiros ante a pandemia de covid-19.

Bolsonaro se posiciona de forma negacionista diante do vírus. Desde o início do surto, em março de 2020, o presidente rejeitou orientações de cientistas e da Organização Mundial da Saúde (OMS), além de disseminar desinformação sobre a pandemia, incluindo mentiras sobre a segurança de vacinas.

Também incentivou e promoveu aglomerações, ridicularizou mortos e tentou acionar a Justiça contra governadores que adotaram medidas para proteger a população.

Denúncias de corrupção
Soma-se à atuação desastrosa que já culminou em cerca de 550 mil mortes, acusações de prevaricação na compra de vacinas. A CPI da Covid, que investiga os supostos crimes do presidente, ainda identificou uma rede de corrupção e fraudes envolvendo a compra de imunizantes e militares ligados ao bolsonarismo.

“Estamos em frente à Comissão Europeia, junto das instituições europeias, contra o Bolsonaro e tudo que ele representa. Pessoas de toda a Bélgica estão aqui encampando essa luta. Nosso país já retrocedeu muito”, disse Emerson Vieira, direto de Bruxelas.

Marielle Franco
Em Dublin, na Irlanda, além de protestar contra o presidente, os manifestantes realizaram homenagens à vereadora Marielle Franco (Psol-RJ), assassinada em 2018. Investigações apontam para relações do crime com milícias cariocas, mas ainda não foram esclarecidos os motivos e mandantes do crime.

“Lute como Marielle Franco! Fogo nos racistas, na Amazônia não”, afirmam os manifestantes em coro, em referência também ao desmatamento das florestas nacionais, negligenciado e incentivado pelo governo Bolsonaro, amigo de grileiros e invasores de terras.

Apenas no primeiro semestre, uma área equivalente a três vezes a cidade de Fortaleza foi devastada na Amazônia. Trata-se do maior índice de desmatamento daquele bioma em mais de uma década. Enquanto isso, o governo Bolsonaro atua para beneficiar o garimpo ilegal, extinguindo a fiscalização na região amazônica.