No Facebook, quem curte posts de Marina tende a curtir mais Bolsonaro, diz levantamento

Atualizado em 20 de novembro de 2017 às 7:06
Eles

Publicado no Facebook de Fábio Malini, ensaísta, professor e pesquisador de ciências de dados, redes sociais e Comunicação Política

Comecei a perceber que a interface do Facebook torna praticamente invisível uma operação bastante simples: a curtida em um post de uma página.

Você, por exemplo, já deve ter curtido um ou outro post de político. E ninguém foi avisado disso. Sem a ação do “big brother”, qualquer pessoa se encoraja a dar aquele like maroto em post de candidato a presidência.

Somado a isso, percebi um outro fenômeno. Em página de presidenciável, quem manda nela é o convertido (o militante). Ele comenta, ele compartilha, ele curte.

Então fiz uma pequena operação metodológica. Extraí todos os posts de candidatos à presidência em 2018, datados de 01 a 06 de novembro de 2017. Identifiquei cada um dos usuários. E excluí da planilha os convertidos, ou seja, aqueles que curtiram posts de apenas um candidato.

Sobraram os indecisos, ou os volúveis, como bem me chamou atenção José Roberto de Toledo – aqueles que curtiram posts de ao menos dois candidatos.

Pronto. Era o que eu precisava para responder a uma questão simples: o volúvel está preferencialmente entre quais candidatos?

Eis os números. As pessoas geraram 811.776 likes em 153 posts das páginas de oito candidatos. Esses likes foram realizados por 453.483 usuários únicos. E destes 15.133 pessoas deram likes em posts de mais de um candidato.

Resultado:
– Quem também curte posts de Lula, tende a curtir mais Ciro Gomes.
– Quem também curte posts de Bolsonaro, tende a curtir mais Álvaro Dias.
– Quem também curte posts de Marina, tende a curtir mais Bolsonaro.

Claro. Isso é apenas um recorte temporal (os seis primeiros dias de novembro). Mas já abre uma boa discussão.

PS: Bolsonaro só perdeu em engajamento de likes/dia para Álvaro Dias (no dia 6).

Número de usuários que também dão like em posts de Lula e dos demais candidatos
Número de usuários que também dão like em posts de Bolsonaro e dos demais candidatos
Número de usuários que também dão like em posts de Marina e dos demais candidatos