“No Nordeste aprovaram o abate de cães para merenda escolar”, diz vereadora no MT

Atualizado em 5 de dezembro de 2023 às 23:12
Kátia Regina Novak de Moura falando
Kátia Regina Novak de Moura em discurso na Câmara Municipal de Jauru – Reprodução

A vereadora Kátia Regina Novak de Moura (MDB), da cidade de Jauru, no Mato Grosso, fez um discurso na Câmara Municipal da cidade no último dia 27 de novembro, atacando o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e fazendo declarações xenofóbicas. De acordo com a fazendeira, nordestinos estão comendo cachorro, mas em seu estado existem “homens e mulheres de fibra para lutar”, que alimentam o Norte e o Nordeste.

“É um absurdo o que as grandes empresas estão fazendo com os produtores do estado do Mato Grosso. Deixar de comprar o nosso produto para tentar quebrar um estado, eu não sei onde essa esquerda quer chegar. O estado do Mato Grosso é o maior produtor de gado, de soja, de milho. Nós carregamos o agronegócio do Brasil nas costas. Pega o estado do Mato Grosso e o Sul do país, nós alimentamos o Norte e o Nordeste”, iniciou ela.

A produtora rural seguiu: “De cada três pratos servidos no mundo, um vem do Brasil, e esse um tem uma participação do agro do estado do Mato Grosso muito forte nisso. Então, se essa esquerda acha que eles vão quebrar os produtores do estado do Mato Grosso, eles podem até conseguir, mas aqui tem homens e mulheres de fibra, que não medem esforço de acordar 2 ou 3 horas da manhã para trabalhar”.

“Quero parabenizar os produtores que estão nessa luta, junto com o governador Mauro Mendes, que comprou a briga. Moratória pra cima do estado do Mato Grosso, não. Ideologias pra cima do estado do Mato Grosso, não. Esquerda, represente quem põe a comida no prato de vocês, porque se o agro parar vocês passam fome. Parece que é isso que ele quer, que o povo do Brasil vire uma Venezuela”, acusou.

Na sequência, Kátia Regina afirmou que cidades do Nordeste aprovaram que carne de cachorro seja servida na merenda escolar: “No Nordeste, nós já tivemos cidades que aprovaram o abate de cachorro para ser servido na merenda escolar. Se no Nordeste isso tá acontecendo com conivência dessa Justiça que tá aí, aqui no Mato Grosso nós temos homens e mulheres de fibra, que vão pra luta. E vão falar assim ‘nós vamos prender quem for contra’, pode prender”.

Diferentemente do que declarou a vereadora Kátia Regina Novak de Moura na Câmara Municipal de Jauru, o projeto de lei 094/2021 falava sobre a destinação de animais mortos à merenda escolar, mas só aqueles cujo consumo seja culturalmente praticado no Brasil, o que não é o caso da carne de cachorros. A proposta foi vetada pelo prefeito Alan Silveira (MDB).

De autoria do vereador Charton Rêgo (MDB), de Apodi, no Rio Grande do Norte, o PL estabelecia regras para a apreensão, liberação e destinação de animais brutos encontrados circulando no perímetro urbano do município. Esses seriam animais “com características típicas de criação campestre, que ofereçam risco à integridade física dos cidadãos, que causem prejuízos a terceiros, que possam servir de agentes transmissíveis de patologias, vadios”.

“Não tem presídio pra colocar a população da direita toda na cadeia. Não vem falar ‘cala a boca ou nós vamos te prender’. Vem prender, me prende e leva todo mundo que tá descontente com essa gestão desse governo esquerdista, que parabeniza, incentiva e financia governos de fora do nosso país. Governo simpatizante com o comunismo, enquanto renegam o povo do Nordeste, com falta de água, que os caminhões-pipa lá voltaram a andar”, continuou.

Por fim, a vereadora de Jauru voltou a atacar o governo Lula: “Que vem a favor do aborto, a favor da descriminalização da droga, que vem a favor da destruição da nossa sociedade, da nossa família. Aqui no Mato Grosso nós temos homens e mulheres de valor, que vão lutar para que isso não aconteça no nosso estado. Porque nós não estamos falando só de soja ou só de leite, nós estamos falando da subsistência de um povo todo”.

As pautas mencionadas pela bolsonarista entraram para o debate público recente pelas mãos da ex-ministra do STF Rosa Weber, que pautou os julgamentos referentes aos temas no apagar das luzes de seu mandato na Corte, não se tratando portando de projetos de iniciativa do governo federal.

“Nós estamos falando da economia do Brasil. Hoje eu rendo os meus parabéns a todos os deputados que compraram essa briga e estão junto com o governador Mauro Mendes, tentando reestabelecer a economia no nosso estado”, encerrou ela.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link