No Piauí, jovem tira 1000 na redação do Enem e diz que ficou 5 meses sem celular

Atualizado em 9 de fevereiro de 2023 às 19:45
Ana Carolina Angelim Damasceno (20) tirou 1000 na redação do Enem. Foto: g1

Ana Carolina Angelim Damasceno (20) é uma jovem do Piauí que tirou nota 1000 na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2022. A jovem diz que ficou cinco meses sem acesso a smartphones para se preparar para a prova. A informação é do g1.

Seu aparelho quebrou em junho do ano passado e ela decidiu não mandá-lo para o conserto. “Eu imaginei que assim eu fosse me distrair menos. Então o que eu precisava, usava pelo computador. Sei que o celular muitas vezes ajuda a estudar, mas acho que ficar sem ele me ajudou a me concentrar melhor”, relata.

Ela conta que estudavam em ritmo intenso e fazia revisões nos fins de semana, com uma rotina diária de 14 horas de estudo. Ana estava no pré-vestibular e essa foi a terceira vez que fez o exame, tendo notas boas nos anos anteriores, mas não o suficiente para passar para o curso de medicina.

“Eu sempre busco pelo menos três repertórios. Comecei, por exemplo, com um poema de Oswald de Andrade sobre os índios, e coloquei referências ao longo do texto, como essa de literatura e uma de história”, afirmou a jovem. Ela também foi muito bem na parte de matemática, com 950 pontos.

Samuel Sousa, professor que ajudou a estudante na preparação, diz que os alunos produziam ao menos dois textos por semana e tinham um encontro semanal com três horas de aula. Nas reuniões, eles faziam análises de textos, debates sobre temas pertinentes e correção de uma redação no fim.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link