Nobel da Paz, María Corina Machado pediu intervenção militar de Netanyahu na Venezuela

Atualizado em 10 de outubro de 2025 às 14:22
Maria Corina Machado e Benjamin Netanyahu

A venezuelana María Corina Machado, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, solicitou em 2018 ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, uma intervenção militar contra o governo da Venezuela. Pois é.

O pedido foi feito em uma carta pública, também endereçada ao então presidente da Argentina, Mauricio Macri, divulgada nas redes sociais naquele ano.

No documento, Machado afirmou ter enviado mensagens “a vários dos principais líderes do mundo” com o objetivo de promover, no Conselho de Segurança da ONU, “a adoção de medidas eficazes de proteção para a Venezuela mediante a promoção de uma mudança de governo”.

Ela pediu ainda que Israel e Argentina usassem “sua experiência e influência para avançar em uma decisão acertada e urgente” sobre o país.

A carta defendia uma ação internacional coordenada para pressionar o governo de Nicolás Maduro. Segundo o texto, a oposição via a comunidade internacional como “último recurso” diante do bloqueio interno ao diálogo.

Em 2020, María Corina Machado firmou um acordo de cooperação com o partido Likud, liderado por Netanyahu, abordando “questões políticas, ideológicas e sociais, além de temas ligados à estratégia, geopolítica e segurança”. O documento foi assinado por Machado e por Eli Vered Hazan, representante da Divisão de Relações Exteriores do Likud.

O post de Maria Corina Machado pedindo a Netanyahu e Macri intervenção na Venezuela
Kiko Nogueira
Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.