Nomes ligados a Aras e críticos do STF entregam cargo antes da posse de Gonet na PGR

Atualizado em 18 de dezembro de 2023 às 9:51
Paulo Gonet. Foto: reprodução

A posse do subprocurador Paulo Gonet na Procuradoria-Geral da República (PGR) já desencadeou movimentações estratégicas no Ministério Público Federal (MPF), segundo informações da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo.

O subprocurador Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, entregou seu cargo à procuradora-geral interina, Elizeta Ramos, na última sexta-feira (15), em decorrência da troca de comando na PGR.

A vice-procuradora, Ana Borges Coêlho, que ocupava a segunda posição na PGR, também renunciou ao cargo. Gonet já selecionou seu substituto: Hindemburgo Chateaubriand, amigo próximo do novo chefe da PGR.

Ambos, casados há 34 anos, deixam seus cargos a partir desta segunda-feira (18). Embora Gonet já esteja formando sua equipe, ainda não revelou quem ocupará esses cargos estratégicos.

Carlos Frederico Santos e Ana Borges Coêlho. Foto: reprodução

As saídas de Carlos Frederico e Ana Borges são vistas como uma maneira de permitir a Gonet formar sua equipe sem obstáculos. Porém, também são interpretadas como um indicativo de que as figuras-chave das gestões de Aras e, agora, de Elizeta, não apoiam a ideia de alinhamento do novo chefe do MPF com o Supremo Tribunal Federal, especialmente seus apoiadores Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.

Tanto Santos quanto Ana Borges entraram em conflito com Moraes recentemente em duas investigações: uma envolvendo a delação de Mauro Cid e outra sobre agressões ao ministro no aeroporto de Roma.

Santos chegou a criticar o acordo de colaboração premiada fechado por Cid com a Polícia Federal (PF), chamando-o de “fraco” e demandando provas mais robustas para confirmar as acusações do ex-ajudante de ordens. Essas críticas desagradaram não apenas à PF, mas também ao próprio Moraes, responsável pela homologação do acordo.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.