Nomes ligados a Aras e críticos do STF entregam cargo antes da posse de Gonet na PGR

Atualizado em 18 de dezembro de 2023 às 9:51
Paulo Gonet. Foto: reprodução

A posse do subprocurador Paulo Gonet na Procuradoria-Geral da República (PGR) já desencadeou movimentações estratégicas no Ministério Público Federal (MPF), segundo informações da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo.

O subprocurador Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, entregou seu cargo à procuradora-geral interina, Elizeta Ramos, na última sexta-feira (15), em decorrência da troca de comando na PGR.

A vice-procuradora, Ana Borges Coêlho, que ocupava a segunda posição na PGR, também renunciou ao cargo. Gonet já selecionou seu substituto: Hindemburgo Chateaubriand, amigo próximo do novo chefe da PGR.

Ambos, casados há 34 anos, deixam seus cargos a partir desta segunda-feira (18). Embora Gonet já esteja formando sua equipe, ainda não revelou quem ocupará esses cargos estratégicos.

Carlos Frederico Santos e Ana Borges Coêlho. Foto: reprodução

As saídas de Carlos Frederico e Ana Borges são vistas como uma maneira de permitir a Gonet formar sua equipe sem obstáculos. Porém, também são interpretadas como um indicativo de que as figuras-chave das gestões de Aras e, agora, de Elizeta, não apoiam a ideia de alinhamento do novo chefe do MPF com o Supremo Tribunal Federal, especialmente seus apoiadores Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.

Tanto Santos quanto Ana Borges entraram em conflito com Moraes recentemente em duas investigações: uma envolvendo a delação de Mauro Cid e outra sobre agressões ao ministro no aeroporto de Roma.

Santos chegou a criticar o acordo de colaboração premiada fechado por Cid com a Polícia Federal (PF), chamando-o de “fraco” e demandando provas mais robustas para confirmar as acusações do ex-ajudante de ordens. Essas críticas desagradaram não apenas à PF, mas também ao próprio Moraes, responsável pela homologação do acordo.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link