Nordeste concentra a maioria de notas máximas de redação do Enem

Atualizado em 18 de janeiro de 2024 às 16:56
Estudantes fazendo redação. Crétido: Getty Images

Das 60 redações que receberam a pontuação máxima no Enem 2023, 25 foram elaborados por candidatos da região Nordeste. Seis dos nove estados nordestinos tiveram alunos alcançando a cobiçada nota mil, superando a região Sudeste, que totalizou 17 redações perfeitas nos quatro estados. Esse resultado a nível nacional representa uma melhoria em comparação com a edição de 2022, na qual apenas 18 participantes atingiram a pontuação máxima na redação.

As notas individuais, divulgadas na última terça-feira (16), indicaram que, no Nordeste, os estados com o maior número de notas mil foram o Rio Grande do Norte e o Piauí, ambos com seis redações perfeitas. A Bahia e o Ceará obtiveram quatro, enquanto Sergipe alcançou três, e Pernambuco, dois. Apenas Maranhão, Paraíba e Alagoas não tiveram alunos com nota máxima.

A soma dos resultados na região representa quase a metade das notas máximas de todo o país. Nesta edição, o desempenho nacional apresentou uma melhoria significativa: um aumento de 233% em relação ao ano anterior, quando apenas 18 participantes alcançaram a perfeição na redação.

Nas redes sociais, candidatos nordestinos comemoraram o desempenho da região na prova. “41% dos alunos que tiraram 1000 na redação no Nordeste, somos os maiores”, escreveu um internauta. “A região do Brasil com mais notas mil na redação do ENEM é o Nordeste. Um tapa na cara dos xenófobos e preconceituosos. Protagonismo histórico desde sempre!”, declarou outra pessoa.

De acordo com os dados do Ministério da Educação, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins não registraram notas máximas.

No Sudeste, que ocupa o segundo lugar a nível nacional, todos os estados apresentaram redações perfeitas. São Paulo e Rio de Janeiro lideram, cada um com sete notas mil. Espírito Santo e Minas Gerais estão empatados, ambos com duas.

Na última edição, os candidatos precisaram produzir uma redação dissertativa-argumentativa sobre o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Das 60 notas mil, apenas quatro são de alunos da rede pública.

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão abertas de 22 a 25 de janeiro, oferecendo 264 mil vagas em instituições públicas de educação superior em todo o país, com base nos resultados do Enem 2023. O exame teve um total de 3,9 milhões de inscritos, mas 1,2 milhão não compareceu, representando quase um terço dos estudantes. Dentro desse total, 60 obtiveram a nota máxima na redação.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link