“Nos tributem”: em carta, bilionários pedem taxação sobre suas fortunas

Atualizado em 19 de janeiro de 2024 às 13:42
Brian Cox, Abigail Disney e Valerie Rockefeller são signatários de carta que pede taxação de grandes fortunas. Foto: Reprodução

Mais de 250 bilionários e milionários assinaram carta pedindo para que seus patrimônios sejam taxados. O documento, intitulado “Proud To Pay” (“Orgulho de Pagar” em português), foi lançado pelo grupo em Davos, na Suíça, durante o Fórum Econômico Mundial, e pede que a tributação seja usada para enfrentar a desigualdade econômica.

“Nosso pedido é simples: pedimos que nos tributem, os mais ricos da sociedade. Isto não alterará fundamentalmente o nosso nível de vida, nem privará os nossos filhos, nem prejudicará o crescimento econômico das nossas nações. Mas transformará a riqueza privada extrema e improdutiva num investimento para o nosso futuro democrático comum”, diz a carta.

“Se os representantes eleitos das principais economias do mundo não tomarem medidas para enfrentar o aumento dramático da desigualdade econômica, as consequências continuarão a ser catastróficas”, prossegue o documento.

Carta intitulada “Proud To Pay” foi lançada durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Foto: Reprodução

Entre os signatários da carta estão a herdeira da dinastia americana de petróleo Valerie Rockefeller, o ator Brian Cox, o ator e roteirista Simon Pegg, o CEO brasileiro do Grupo Gaia João Paulo Pacifico e a cineasta Abigail Disney, herdeira do grupo Disney, que defende a tributação dos “super-ricos” há anos.

A defesa de tributação sobre fortunas tem ganhado força entre bilionários e milionários nos últimos anos. Pesquisa feita pelo grupo Patriotic Millionaires, dos Estados Unidos, apontou que 75% dos super-ricos apoiam a criação de uma taxa de 2% sobre suas fortunas.

A instituição entrevistou mais de 2,3 mil pessoas que possuem mais de US$ 1 milhão (R$ 4,94 milhões) em bens de investimentos. A pesquisa ainda apontou que 66% deles concordam com impostos mais elevados sobre suas riquezas se as receitas forem utilizadas para fornecer melhores serviços públicos e garantir uma economia mais estável.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link