“Nossa estrela”, diz tia de adolescente assassinado por policiais na Cidade de Deus

Atualizado em 8 de agosto de 2023 às 21:28
Thiago Menezes com expressão séria em campo de futebol
A família de Thiago acusa a polícia pela morte do menino – Foto: Reprodução

Por Lucas Feitoza

“Um menino muito tranquilo, hoje a escola já ligou para dizer que sente muito e que está todo mundo triste, é um cara muito família, uma criança muito amorosa, sempre com um sorriso no rosto e sem contar que era nossa estrela do futebol né?” descreve Nathaly Bezerra Flausino, tia de Thiago Menezes de apenas 13 anos.

O adolescente foi morto na Cidade de Deus (CDD), Zona Oeste do Rio de Janeiro, na madrugada desta segunda-feira (07). Thiago Menezes, de apenas 13 anos, morreu com pelo menos cinco tiros na entrada da CDD. Segundo relatos da família que foram confirmados por testemunhas, Thiago passava de moto quando os policiais atiraram.

A tia de Thiago, conta que não estava tendo operação na hora do assassinato do jovem. Apenas rumores de que teria ação policial na favela. O rapaz estava do outro lado da CDD de moto com amigos, e quando o pai soube dos rumores da operação policial, alertou para que o rapaz voltasse para casa. Na entrada, Thiago foi recebido por disparos pelos policiais.

O corpo do adolescente ficou no local durante toda a madrugada.
O corpo do adolescente ficou no local durante toda a madrugada. (Foto: Reprodução)

Thiago não tinha envolvimento com tráfico de drogas. O corpo do adolescente ficou no local durante toda a madrugada. Segundo testemunhas, após identificarem que o adolescente estava morto, os policiais tentaram remover o corpo do local mas foram impedidos pelos moradores.

Policiais tentaram forjar crime, mas foram impedidos por moradores

Nathaly conta também que os policiais tentaram dispersar as pessoas que estavam no local com tiros e spray de pimenta e acredita que eles [a polícia] queriam alterar a cena do crime. “Havia uma câmera ali posicionada no local onde aconteceu, e essa câmera foi talvez manipulada porque é um sistema de wi-fi. Ela não pega o período do que aconteceu. Pega um minuto antes e um minuto depois no minuto final aparece o meu sobrinho deitado no chão ainda com vida e um policial perto, aí a câmera não mostra mais o que aconteceu”.

Os moradores relatam ainda que os policiais forjaram a cena para simular que a morte aconteceu em uma operação policial. Após o ocorrido, o Batalhão de Polícia de Choque começou uma operação na Cidade de Deus. Segundo os moradores houve troca de tiros e uso de spray de pimenta.

Investigações do assassinato

Em nota, a Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM) informou que os policiais envolvidos na ocorrência do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) alegaram que dois homens em uma motocicleta atiraram contra a guarnição. E que após confronto, o adolescente “foi encontrado atingido” e não resistiu aos ferimentos. Ainda segundo a nota, uma pistola calibre 9mm foi apreendida no local. A área foi isolada e a Delegacia de Homicídios da Capital acionada.

O comando da SEPM já instaurou um procedimento apuratório para averiguar as circunstâncias do fato e colabora integralmente com as investigações da Polícia Civil. De acordo com informações da Polícia Civil, os policiais envolvidos na ação tiveram as armas apreendidas e uma perícia foi realizada no local para o início das investigações. Os policiais não estavam com câmeras nas fardas o que dificulta a investigação e põe em dúvida a versão dos agentes.

Polícia disparou bombas contra protesto pacífico

Após o assassinato de Thiago, a polícia iniciou uma operação na região da Cidade de Deus. Ainda na segunda-feira, moradores da Cidade de Deus fizeram uma manifestação no local do crime que é um dos acessos da favela. A manifestação estava pacífica até chegar a praça da CDD.

Publicado originalmente no Voz das Comunidades

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link