Nova leva de ministros deve ser anunciada por Lula a partir desta segunda

Atualizado em 19 de dezembro de 2022 às 9:42
Lula (PT) – Foto: Christophe Gateau/picture alliance/Getty Images

A partir desta segunda-feira (19), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá anunciar a segunda leva dos 32 ministros restantes para seu futuro governo.

Com as nomeações, o petista precisa acomodar aliados e reforçar as chances de aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição.

Entre os prováveis nomes a serem anunciados pelo petista estão Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Vinícius de Carvalho (Controladoria-Geral da União) e Altemir Gregolin (Pesca).

Segundo o governador da Bahia e futuro ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, o governo Lula terá 37 ministérios. Ele também destacou que haverá o desmembramento de pastas, mas sem a criação de cargos. O governo Bolsonaro está dividido em 23 pastas.

“Foi um pedido do presidente, que foi, ao desmembrar os ministérios, não haver ampliação de cargos. Ou seja, o custo e o volume de gastos se manter independente da quantidade de ministérios. Então nós estamos finalizando a estrutura com 37 ministérios”, disse Rui Costa.

O futuro ministro ainda contou que eles utilizaram como “esqueleto” do novo governo, a divisão da Esplanada do segundo mandato do petista, que encerrou com 37 ministérios, de acordo com informações do G1.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link