
A pesquisa Genial/Quaest com cenários eleitorais para a eleição presidencial de 2026 será divulgada na quinta-feira (18), com uma mudança em relação às rodadas anteriores. Com informações da coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo.
Pela primeira vez em 2025, o levantamento não inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nem os nomes de Michelle Bolsonaro (PL) e Eduardo Bolsonaro (PL). O único integrante da família testado é o senador Flávio Bolsonaro (PL).
Na véspera, quarta-feira (17), a Quaest divulga os dados sobre a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A coleta foi iniciada na quinta-feira passada e se encerra nesta segunda-feira (15). Ao todo, são entrevistados presencialmente 2.004 eleitores com 16 anos ou mais, em todas as regiões do país.

No levantamento divulgado em novembro, Lula liderou todos os cenários testados para o primeiro turno da eleição presidencial de 2026. Naquela rodada, porém, o nome de Flávio Bolsonaro não fazia parte das simulações eleitorais apresentadas aos entrevistados.
Sobre a avaliação do governo, a pesquisa anterior indicou uma interrupção na trajetória de aumento da aprovação do presidente registrada desde maio. Os dados foram divulgados após a realização de uma operação policial no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, ocorrida no período analisado pelo levantamento.