Nova unidade zera fila de oncohematologia do Hospital Roberto Santos

Atualizado em 23 de junho de 2023 às 8:28
Ambulatórios com aplicação de quimioterápicos. Fotos: Sineia Coelho/Sesab

Inaugurada, na quarta-feira (21), a Unidade de Oncohematologia do Hospital Geral Roberto Santos deverá acabar com a fila de pacientes à espera de tratamento nessa especialidade. O governo estadual investiu R$ 5,6 milhões entre obras e equipamentos, aí incluídos 14 leitos, dos quais 11 de isolamento e uma enfermaria. O governador Jerônimo Rodrigues e a secretária estadual de Saúde, Roberta Rodrigues, estiveram presentes na entrega do novo serviço.

Na nova unidade, além do serviço de internamento, os pacientes também terão atendimento de emergência e acesso a atendimentos ambulatoriais com aplicação de quimioterápicos e tratamento clínico das doenças na área de oncologia, que cuida dos tumores malignos que afetam o sangue e os gânglios. Alguns dos tipos de câncer que fazem parte deste grupo são linfoma, leucemia e mieloma múltiplo. Os tumores que afetam o sangue precisam de atenção especial e tratamentos específicos.

A Unidade de Oncohematologia será um serviço de referência estadual, estruturado com uma equipe de 51 profissionais, instalações físicas e equipamentos adequados a prestação de assistência ao paciente. O espaço conta ainda cinco poltronas para quimioterapia, sala de pequenos procedimentos, farmácia e sala de preparação de quimioterápicos.

Atualmente, os pacientes que necessitam de internamento e tratamento pelo Sistema Único de Saúde com este tipo de agravo são atendidos apenas nos hospitais Aristides Maltez, Universitário Professor Edgard Santos e Santa Izabel, sendo todos em Salvador.

Com informações da Secom/BA

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link