Nova York entra em estado de emergência com maior chuva em 140 anos; veja VÍDEOS

Atualizado em 29 de setembro de 2023 às 17:14
Enchentes em Nova York, Estados Unidos. Foto: Mike Segar/Reuters

A cidade de Nova York está em situação de emergência devido a uma das maiores chuvas de sua história. O temporal causou grandes enchentes e perturbações nos serviços essenciais da cidade. O mês de setembro deste ano já entrou para os registros como o mais chuvoso dos últimos 140 anos, com um total de 348,9 milímetros de chuva registrado até a manhã desta sexta-feira (29).

Imagens nas redes sociais mostram ruas, avenidas e estações de metrô completamente alagadas, evidenciando a gravidade da situação. Em alguns vídeos, é possível ver a água jorrando das paredes das estações de metrô.

Uma queda generalizada de 5 a 12 centímetros já havia caído na área da cidade de Nova York desde a meia-noite, com muito mais por vir, apesar das interrupções periódicas nas chuvas mais fortes. As imagens nas redes sociais mostram ruas, avenidas e estações de metrô completamente alagadas, evidenciando a gravidade da situação. Em alguns vídeos, é possível ver a água jorrando das paredes das estações de metrô.

Diante dessa situação crítica, a governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul, declarou estado de emergência e emitiu um apelo urgente aos cidadãos para permanecerem em casa. O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu um aviso de “enchente repentina considerável” para a cidade e suas áreas circundantes.

A situação das chuvas também afetou diretamente a rotina das escolas e estabelecimentos na cidade. Muitas escolas tiveram que cancelar as aulas ou realocá-las para andares mais altos dos prédios devido às inundações. No entanto, a governadora Kathy Hochul informou que, até o momento, não havia relatos de crianças em perigo, conforme relatado pelo New York Times.

“Esta é uma condição climática perigosa e ainda não acabou”, disse o prefeito da cidade de Nova York, Eric Adams, em entrevista coletiva na manhã de sexta-feira. “Não quero que esses intervalos de chuva forte deem a impressão de que acabou, não acabou”.

Veja: 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link