Nova York tem seu primeiro caso de variante brasileira do coronavírus

Atualizado em 20 de março de 2021 às 21:18
O hospital Mount Sinai, em Nova York

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou a descoberta da primeira ‘variante brasileira’ de covid-19. O paciente é uma moradora do Brooklyn na casa dos 90 anos sem histórico de viagens recentes.

A paciente com a cepa P1 foi identificada no Hospital Mount Sinai.

Seus contatos locais potenciais estavam sendo rastreados, de acordo com Cuomo.

“A detecção da variante brasileira aqui em Nova York ressalta ainda mais a importância de tomar todas as medidas adequadas para continuar a proteger sua saúde”, disse.

“Embora seja normal que um vírus sofra mutação, a melhor maneira de se proteger é continuar a usar uma máscara bem ajustada, evitar grandes multidões, distância social, lavar as mãos e ser vacinado quando for sua vez.”

A variante brasileira é uma de uma série de versões do vírus em rápida evolução que estão causando preocupação entre as autoridades sanitárias.

Estão também sendo rastreadas a cepa B.1.526 em Nova York, a variante B.1.1.7 do Reino Unido, a cepa B.1.351 da África do Sul e a variante da Califórnia chamada B.1.427 / B.1.429.

A variante brasileira foi detectada pela primeira vez nos Estados Unidos no final de janeiro.

Os centros de controle e prevenção de doenças a consideraram uma das “variantes de preocupação” porque tem potencial de aumentar a velocidade de transmissão a apresentar sintomas mais severos.