Nove judeus sobreviventes do Holocausto comparam políticas de Netanyahu às dos nazistas

Atualizado em 20 de fevereiro de 2024 às 11:45
Benjamin Netanyahu e guerra em Gaza. – Reprodução

Um dos aspectos mais preocupantes da definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto é a sua sugestão de que “fazer comparações entre a política israelense contemporânea e a dos nazistas” é necessariamente antissemita. Por vezes, tais comparações podem ser grosseiras e equivocadas. Mas em muitos casos, mesmo quando contestamos a conclusão, parece absurdo atribuí-la ao antissemitismo.

Aqui publicamos relatos de nove sobreviventes do Holocausto que se opõem às políticas israelenses históricas e recentes, em alguns casos ligando-as às dos nazistas. Num caso, o autor – novamente, um sobrevivente do Holocausto (Rudolf Vrba) – compara as principais políticas do movimento sionista durante a guerra às dos nazistas.

1 – “Algum tempo depois [de 1956], ouvi uma notícia sobre israelenses conduzindo palestinos para assentamentos. Eu simplesmente não conseguia acreditar nisso. Os israelenses também não eram judeus? Não tínhamos nós – eles – acabado de sobreviver ao maior pogrom da nossa história? Não foram os campos [de concentração] – muitas vezes chamados eufemisticamente de ‘campos de colonização’ pelos nazistas – a principal característica deste pogrom? Como poderiam os judeus, em qualquer medida, fazer aos outros o que lhes foi feito? Como poderiam estes judeus israelenses oprimir e aprisionar outras pessoas? Na minha imaginação, os judeus em Israel eram socialistas e pessoas que distinguiam o certo do errado. Isto estava claramente incorreto. Eu me senti decepcionada, como se estivesse sendo roubada de uma parte do que eu pensava ser minha herança.

Devo dizer ao governo israelense, que afirma falar em nome de todos os judeus, que não fala por mim. Não ficarei calada face à tentativa de aniquilação dos palestinianos; a venda de armas a regimes repressivos em todo o mundo; a tentativa de abafar as críticas a Israel nos meios de comunicação de todo o mundo; ou o torcer a lógica para obter concessões econômicas dos países ocidentais. É claro que a posição geopolítica de Israel tem uma influência maior neste momento. Não permitirei que a confusão dos termos ‘antissemita’ e ‘antissionista’ permaneça incólume.”

Marika Sherwood, ‘Como me tornei uma judia anti-Israel’, Monitor do Oriente Médio, 03/07/18. Historiadora húngara, é sobrevivente do gueto de Budapeste

Casas e predios destrúidos por bombardeios israelenses em Jabalia, no norte da Faixa de Gaza. Reprodução

2 – “Israel, para sobreviver, tem de renunciar ao desejo de dominação e então será um lugar muito melhor também para os judeus. A analogia imediata que muitas pessoas estão a fazer em Israel é a Alemanha. Não só a Alemanha de Hitler e dos nazistas, mas o Império alemão, cujo intuito era dominar a Europa. O que aconteceu no Japão depois do ataque à China é que eles queriam dominar uma enorme área da Ásia. Quando a Alemanha e o Japão renunciaram ao desejo de dominação, tornaram-se sociedades muito mais agradáveis para os próprios japoneses e alemães. Gostaria de ver Israel, ao renunciar ao desejo de dominação, incluindo a dominação dos palestinos, tornar-se um lugar muito mais agradável para os israelenses viverem.”

Dr. Israel Shahak, Middle East Policy Journal, verão de 1989. Shahak foi um sobrevivente do gueto de Varsóvia e do campo de concentração de Bergen-Belsen

3 – “Sinto-me magoado com os paralelos que observo entre as minhas experiências na Alemanha antes de 1939 e as sofridas pelos palestinos hoje. Não posso deixar de ouvir ecos do mito nazista de ‘sangue e solo’ na retórica do fundamentalismo dos colonos que reivindica um direito sagrado a todas as terras da Judeia e da Samaria bíblicas. As diversas formas de punição coletiva impostas ao povo palestino – guetização forçada atrás de um “muro de segurança”; a demolição de casas e a destruição de campos; o bombardeio de escolas, mesquitas e edifícios governamentais; um bloqueio económico que priva as pessoas de água, alimentos, medicamentos, educação e das necessidades básicas para uma sobrevivência digna – obrigam-me a recordar as privações e humilhações que experimentei na minha juventude. Este processo de opressão que já dura um século significa um sofrimento inimaginável para os palestinos.”

Hajo Meyer, ‘Uma Tradição Ética Traída’, Huffington Post, 27/01/10. É sobrevivente de Auschwitz

Cerca de um milhão de pessoas tiveram de abandonar suas casas na Faixa de Gaza. (Foto: Reprodução)

4 – “Como um jovem judeu que cresceu em Budapeste, uma criança sobrevivente do genocídio nazista, fui durante anos assombrado por uma questão que ressoava no meu cérebro com tanta força que por vezes a minha cabeça girava: ‘Como foi possível? Como o mundo pôde ter permitido que tais horrores acontecessem?’

Era uma pergunta de uma criança ingênua. Eu sei mais agora: essa é a realidade. Seja no Vietnã, em Ruanda ou na Síria, a humanidade mantém-se ali, quer de forma cúmplice, quer inconscientemente, quer impotente, como sempre faz. Hoje em Gaza encontramos formas de justificar o bombardeio de hospitais, o aniquilamento de famílias no jantar, o assassinato de adolescentes jogando bola na praia…

Não há como compreender Gaza fora do contexto – foguetes do Hamas ou ataques terroristas injustificáveis contra civis – e esse contexto é a mais longa operação de limpeza étnica em curso nos séculos recentes e atuais, a tentativa em curso de destruir a nacionalidade palestina.

Os palestinos usam túneis? O mesmo fizeram meus heróis, os combatentes mal armados do Gueto de Varsóvia. Ao contrário de Israel, os palestinos não têm helicópteros Apache, drones guiados, caças a jato com bombas, artilharia guiada por laser. Num desafio impotente, disparam foguetes ineptos, causando terror a israelenses inocentes, mas raramente causando danos físicos. Com um desequilíbrio de poder tão grosseiro, não há equivalência de culpabilidade…

E o que devemos fazer, nós, pessoas comuns? Oro para que possamos ouvir nossos corações. O meu coração diz que ‘nunca mais’ não é um slogan tribal, que o assassinato dos meus avós em Auschwitz não justifica a contínua expropriação dos palestinos, que a justiça, a verdade e a paz não são prerrogativas tribais. Que o direito de Israel se defender, não valida os assassinatos em massa.”

Gabor Mate, ‘O belo sonho de Israel tornou-se um pesadelo’, Toronto Star, 22/07/14. Mate é um sobrevivente do gueto de Budapeste

5 – “A esquerda já não é capaz de superar o ultranacionalismo tóxico que cresceu aqui [em Israel], o tipo cuja tendência europeia quase eliminou a maioria do povo judeu. As entrevistas que Ravit Hecht, do Haaretz, manteve com [os políticos israelenses de direita] Smotrich e Zohar (3 de dezembro de 2016 e 28 de outubro de 2017) deveriam ser amplamente divulgadas em todos os meios de comunicação em Israel e em todo o mundo judaico. Em ambos, vemos não apenas um crescente fascismo israelense, mas também um racismo semelhante ao nazismo nas suas fases iniciais.

Como toda ideologia, a teoria racial nazista desenvolveu-se ao longo dos anos. No início, apenas privou os judeus dos seus direitos civis e humanos. É possível que sem a Segunda Guerra Mundial o ‘problema judaico’ só tivesse terminado com a expulsão ‘voluntária’ dos judeus das terras do Reich. Afinal, a maior parte dos judeus da Áustria e da Alemanha conseguiram sair a tempo. É possível que este seja o futuro que os palestinos enfrentam.”

Zeev Sternhell, ‘Opinion in Israel, Growing Fascism and a Racism Akin to Early Nazism’, Haaretz, 19/01/18. Sternhell é um sobrevivente do gueto de Przemysl, na Polônia

6 – “O movimento sionista da Europa desempenhou um papel muito importante no extermínio em massa de judeus. Na verdade, acredito que sem a cooperação dos sionistas teria sido uma tarefa muito mais difícil. [Os sionistas] disseram que não somos checos ou não somos alemães, não somos franceses, somos judeus e devemos, como judeus, voltar ao nosso país, a Israel ou à Palestina e fundar o nosso estado…

Depois vieram as Leis de Nuremberg, emitidas por um estado dito civilizado [a Alemanha nazista], que dizia que os judeus não pertencem à Europa, mas sim à Palestina. Assim, num ponto, o nazismo e o sionismo tinham algo em comum: ambos pregavam que os judeus não pertencem à Europa, mas à Palestina.

Naturalmente, os Alemães disseram aos sionistas: ‘Vejam, os judeus podem não confiar em nós, mas confiarão em vocês’, ‘porque os judeus viram que vocês sempre lhes disseram a verdade: que vocês pertencem à Palestina, que vocês são um elemento estranho aqui”. Assim os conselhos judaicos foram escolhidos entre os sionistas bem-reconhecidos na sociedade: grandes advogados, grandes empresários e grandes economistas…

Os alemães e o governo fascista de cada país prometeram-lhes que seriam protegidos de qualquer discriminação porque eles eram necessários para a administração dos assuntos judaicos. Tínhamos aqui uma camarilha sionista reforçada pelo dinheiro de empresários judeus que estariam preparados para acompanhar a discriminação contra as massas da população judaica que não eram ricas nem sionistas.

Portanto, não confiei nos sionistas, pois os considerava fascistas e desde o início os achava criaturas desprezíveis que negociavam com os nazistas e tiravam proveito disso para serem isentos da discriminação praticada contra os outros judeus. Eu não confiava nem nos nazistas e nem nos sionistas, pois ambos tinham algo em comum – me tiraram de casa e deixaram minha família indefesa.

Os jovens, o núcleo da resistência, têm sempre entre 16 e 30 anos. Todo soldado sabe que eles são os melhores para lutar. Fiquei espantado com o fato de os sionistas, que fingiam ser os protetores dos judeus, deixarem os jovens serem levados para os campos de concentração. Eles poderiam proteger suas famílias nas cidades.”

Rudolph Vrba, ‘Entrevista de história oral com Rudolf Vrba’, Série de TV World at War, 1972. Rudolf Vrba foi um sobrevivente de Majdanek e Auschwitz. Ele escapou de Auschwitz em 1944 para alertar os judeus da Hungria sobre o extermínio nazista. Tragicamente, alguns líderes sionistas tinham outras ideias

Um grupo de palestinos deslocados pela guerra se aquece com uma fogueira improvisada em frente à sua tenda em Khan Yunis, Gaza, em 15 de novembro de 2023 | Ahmad Hasaballah/Getty Images

6B – “Eu sou judeu. Apesar disso – na verdade, por causa disso – acuso certos líderes judeus de um dos feitos mais horríveis da guerra. Este grupo de traidores sabia o que acontecia nas câmaras de gás de Hitler e comprou sua salvação com o silêncio. Um deles era o Dr. [Rudolf] Kastner, líder do conselho que falava em nome dos judeus na Hungria.

Enquanto eu era o prisioneiro número 44070 em Auschwitz – o número ainda está no meu braço – compilei as estatísticas dos extermínios. Levei essas estatísticas comigo quando fugi em 1944 e pude avisar com três semanas de antecedência aos líderes sionistas húngaros que Eichmann planejava enviar um milhão de judeus para as câmaras de gás. (…) Kastner foi até Eichmann e disse-lhe: ‘Conheço seus planos; poupe alguns judeus de minha escolha e ficarei quieto.’

Eichmann não apenas concordou, mas vestiu Kastner com uniforme da SS e o levou a Belsen para localizar alguns de seus amigos. Essa sórdida negociação não acabou aí. Kastner pagou a Eichmann vários milhares de dólares. Com esta pequena fortuna, Eichmann conseguiu fugir para a Argentina.”

Rudolf Vrba, Daily Herald, fevereiro de 1961 (citado em Ben Hecht, Perfidy, 1962, p. 231)

6 C – “Porque é que o Dr Kastner traiu o seu povo quando poderia ter salvado muitos deles, dando-lhes uma oportunidade de lutar, uma oportunidade de promover a segunda ‘[revolta] de Varsóvia’, tão temida por Eichmann? Será, portanto, que o sentimento derrotista do Dr Kastner foi reforçado pela memória das palavras usadas por Chaim Weizmann, primeiro presidente de Israel, quando discursou numa convenção sionista em Londres em 1937?

Disse Weizmann: “Eu falei à Real Comissão Britânica que as esperanças dos seis milhões de judeus da Europa estavam centradas na emigração. Perguntaram-me: ‘Você pode trazer seis milhões de judeus para a Palestina?’ Eu respondi: ‘Não.’ Eles são a reserva econômica e moral da Europa e só uma parte sobreviverá.

‘Só uma parcela sobreviverá’. Será que Kastner, tal como Hitler, acreditava numa raça superior, uma nação judaica criada da elite, para a elite e por membros da elite? Assim ele interpretou o sombrio discurso de Weizmann? Se sim, quem selecionou o pó para formar o monte de poeira moral e econômica a rumar para a terra prometida? [Minha família,] presumivelmente, formou a poeira que seria varrida para os fornos pelos nazistas que usaram líderes judeus como vassouras…”

Dr. Rudolf Vrba, Eu escapei de Auschwitz, 2002

7 – “[Durante a guerra] nunca passou pela nossa cabeça que os sionistas estavam deliberadamente passivos em relação à destruição física dos judeus, como uma justificativa extra para a fundação do Estado de Israel… Mas hoje, historiadores reconhecidos falam em voz alta sobre a forma como alguns dos sionistas exploraram politicamente o Holocausto! … [O primeiro-ministro] Ben Gurion acreditava que quanto pior for para os judeus na Europa, melhor para Israel. Ben Gurion lavou as mãos em relação à diáspora. Numa conferência do partido Mapai, em dezembro de 1942, ele disse que a tragédia dos judeus europeus não lhes ‘preocupava diretamente’. Estas foram as palavras de um líder que estava disposto a sacrificar as vidas de milhões de judeus pela ideia de um Estado judeu. Não estou dizendo que ele poderia ter salvado milhares de pessoas, mas poderia ter lutado por essas milhares de pessoas e ele não fez isso. Não sei se isso foi deliberado.”

Dr. Marek Edelman, 2016. Edelman foi um sobrevivente e comandante da revolta do Gueto de Varsóvia.

8- Fascista é uma definição que posso usar [para o primeiro-ministro israelense Menachem Begin]. Acho que nem mesmo Begin negaria isso. Ele foi aluno de Jabotinsky, expoente da ala mais à direita do sionismo, que se autodenominava fascista e foi um dos interlocutores de Mussolini. Sim, Begin foi seu pupilo. Essa é a história de Begin… [O Holocausto] é a defesa favorita de Begin. Não permito que ele use o Holocausto para se defender.”

Primo Levi, A Voz da Memória: Entrevistas de Primo Levi, 1961-1987, pp. Levi foi um sobrevivente de Auschwitz.

9 – “Como sobrevivente do Holocausto, eu não posso conviver com o fato de Israel estar aprisionando um povo inteiro atrás de cercas. É algo simplesmente imoral. O que aconteceu comigo no Holocausto me assombra todas as noites e espero que não façamos a mesma coisa com nossos vizinhos. … [Comparo] o que passei durante o Holocausto com o que as crianças palestinas sitiadas estão passando.”

Reuben Moscovitz, Haaretz, 28/09/10. Moscovitz é sobrevivente do Holocausto na Romênia

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link