Novela da Globo tem classificação indicativa alterada por uso de “drogas lícitas”

Atualizado em 14 de julho de 2018 às 8:59

Segundo publicação do colunista Mauricio Stycer, no UOL, antes recomendada para maiores de 10 anos, agora a novela das 18h da Globo não deve ser vista por menores de 12. Desde abril, esta é a terceira novela da emissora que sofre o mesmo tipo de interferência.

Em março, o Ministério da Justiça determinou que “Deus Salve o Rei” alterasse a sua classificação indicativa. Em abril, a vítima foi a atual temporada de “Malhação”. As duas haviam sido autoclassificadas pela Globo como recomendadas para maiores de 10 anos e tiveram que elevar a recomendação para 12 anos.

No despacho que muda a classificação indicativa de “Orgulho e Paixão”, o diretor do departamento de Políticas de Justiça, Geraldo Luiz Nugoli Costa, afirma que “foram identificadas cenas incompatíveis com a faixa etária de dez anos, a saber, agressão verbal, apelo sexual, ato violento, consumo de drogas lícitas, insinuação sexual, lesão corporal, linguagem de conteúdo sexual e presença de sangue.”

Cigarro e bebidas alcoólicas são considerados drogas lícitas. Pelos critérios do governo, podem ser descritos e mencionados em novelas recomendadas para maiores de 10 anos, mas cenas que mostrem o consumo não são aceitas nesta faixa.