Novela mostra que Globo aposta em vitória de Lula no 1º turno

Atualizado em 13 de junho de 2022 às 15:20
Lula
Globo aposta em vitória de Lula no primeiro turno
Foto: BRUNO ROCHA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Uma novela mostra que a Globo está apostando alto em uma vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda no primeiro turno das eleições 2022. A emissora não fala oficialmente sobre o assunto, mas deixou transparecer suas pesquisas internas ao criar seu calendário de teledramaturgia para o segundo semestre do ano.

Segundo dados divulgados pela própria emissora carioca, Pantanal, trama das 21h, deverá permanecer no ar até o dia 07 de outubro, a primeira sexta-feira do mês e, cinco dias depois do primeiro turno das eleições 2022. Com isso, sua substituta, Travessia, escrita por Gloria Perez, tem previsão de começar a partir do dia 10 de outubro, na segunda-feira seguinte.

O fato seria normal, já que o canal procura estrear novelas sempre antes de novembro para evitar perda de público no final do ano, não fosse por uma curiosidade. O dia 10 de outubro é exatamente a data prevista para se iniciarem o horário eleitoral gratuito para o segundo turno. Não faria sentido para a Globo estrear uma produção desse porte em horário alternativo – durante a propaganda eleitoral a produção do horário entrará no ar mais tarde – e dividindo a atenção com uma disputa polarizada entre Lula e Bolsonaro.

Nos bastidores da Globo, funcionários entendem que a decisão de agendar Travessia para o dia 10 de outubro é indício de que a direção da casa aposta que as eleições presidenciais deverão se resolver no primeiro turno. Como as pesquisas vem apontando, existe a chance de Lula vencer sem a necessidade da realização de um segundo turno entre ele e Bolsonaro.

No caso do petista ser eleito no primeiro turno, o horário eleitoral ocorreria para estados em que o governador não for eleito também em primeiro turno e, mesmo assim, passariam a ser apenas dez minutos, o que não chega a mudar tão significativamente a programação e não afetaria o início do horário da novela das nove, que vai ao ar 21h30.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link