Novo grupo de pesquisadores pede renúncia coletiva da Capes

Atualizado em 23 de dezembro de 2021 às 16:40
Capes
24 pesquisadores pedem renúncia coletiva

Quase um mês depois de vários pesquisadores da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior) pedirem renúncia coletiva, um novo grupo de pesquisadores da fundação pediu renúncia dos cargos. Dessa vez, são profissionais da área de zootecnia de recursos pesqueiros.

O órgão é vinculado ao Ministério de Educação e é responsável pelos cursos de pós-graduação e avaliação dos programas de mestrado e doutorado do país.

Os 24 pesquisadores que assinaram a carta e disseram existir um clima desfavorável para a construção de uma avaliação de qualidade. Eles citam ainda no documento a declaração da presidente da Capes, Cláudia de Toledo, ao jornal O Globo, de que as renúncias seriam um movimento de insurgência e deserção.

A Capes afirmou em nota, que em nenhum momento abriu mão do diálogo e que atendeu a todas as demandas apresentadas à Presidência da autarquia pelos pesquisadores.

Leia mais:

1- Infectologista rebate Queiroga: “Não existe patamar aceitável de óbito de crianças”

2- “Não tem a mínima condição”, diz governador Rui Costa sobre o carnaval na Bahia

3- Brasil terá o Natal mais desigual da história, diz FGV

52 pesquisadores da Capes já haviam pedido renúncia

No dia 29 de novembro, pelo menos 52  pesquisadores assinaram duas cartas e criticaram a falta de apoio aos trabalhos desenvolvidos dentro da instituição. Eles também alegam que a presidência do Capes não defendeu a avaliação quadrienal da pós-graduação, que mede a qualidade de cursos de mestrado e doutorado e serve como base para distribuir bolsas e verbas. A avaliação foi suspensa pela Justiça em setembro, gerando críticas da comunidade científica.

De acordo com a Capes, as áreas cujos pesquisadores renunciaram são as de física e de matemática.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link