Novo míssil balístico chinês poderia alcançar todo o território dos Estados Unidos

Submarino: Novo míssil balístico chinês poderia alcançar todo o território dos Estados Unidos. Foto: AFP

Publicado originalmente no site Sputniknews

O Changzheng 18, um submarino nuclear da classe Type 094A, foi apresentado em 23 de abril no âmbito do 72° aniversário da fundação da Marinha do Exército de Libertação Popular (ELP) da China.

LEIA – EUA devem permanecer abertos à coexistência com a China, diz Kissinger

De acordo com o jornal South China Morning Post, o submarino Changzheng 18 carrega mísseis balísticos JL-3, que são os mais potentes mísseis chineses que podem ser lançados de submarinos e possuem um alcance de dez mil quilômetros, ou seja, podem atingir o território continental dos EUA.

LEIA MAIS – Dino critica “declaração vil e desastrada” de Guedes e lembra que maioria das vacinas é da China

Os mísseis JL-3 correspondem a uma modernização de peso, considerando que o Changzheng 18 era antes equipado com os JL-2, capazes de carregar uma ogiva de potência 67 vezes superior à da bomba atômica lançada sobre Hiroshima. Agora, os mísseis modernizados poderiam alcançar alvos muito mais distantes, mesmo devendo ter ajustados “design e tamanho” para se encaixar ao submarino Changzheng 18.

Vale ressaltar que, Song Zhongping, instrutor aposentado do Exército de Libertação Popular (ELP) da China, não especificou o míssil que é carregado pelo submarino da classe Type 094A, mas assegurou o aumento da capacidade de segundo ataque por parte do gigante asiático, isto é, de conduzir represálias se sofresse um possível ataque nuclear.

A China, deste modo, volta a sublinhar que não será a primeira nação a utilizar bombas nucleares em cenário de conflito.

O Changzheng 18 e mais duas outras embarcações de guerra que a Marinha chinesa colocou em serviço na semana passada reforçarão a frota de Pequim no mar do Sul da China.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!