Nudes falsos: envolvido disse que não seria punido por ser “branco e rico”

Atualizado em 2 de novembro de 2023 às 11:16
Colégio Santo Agostinho, localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. (Foto: Reprodução)

Uma mãe de uma aluna do Colégio Santo Agostinho, localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, manifestou preocupação após o caso dos nudes falsos criados com o uso de inteligência artificial por outros alunos do colégio – cerca de 25 meninas tiveram suas imagens alteradas. A mãe relata que um dos envolvidos na ação teria afirmado que não sofreria punição “porque é branco e rico”.

Segundo a mulher, as fotos começaram a ser divulgadas na última sexta-feira (27), mas nenhuma ação foi tomada quando o colégio teve conhecimento do ocorrido. A situação está gerando ansiedade e tristeza nas alunas, que estão enfrentando uma semana de provas e não conseguem se concentrar nos estudos. Elas compartilham a mesma sala de aula com os alunos responsáveis pelas edições e se sentem zombadas.

A mãe continua seu relato, afirmando que a situação é irreparável, e que ela acredita que os alunos responsáveis pelo crime deveriam ser expulsos da escola. Ela também argumentou que é importante buscar justiça e não permitir que as jovens se calem diante de tais situações, enfatizando que as violações dos corpos femininos não podem ser normalizadas.

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) abriu um inquérito para investigar o caso. As vítimas são alunas do 9º ano do ensino fundamental, com idades entre 14 e 16 anos. O colégio informou que está apurando os fatos e adotando medidas previstas no regimento escolar.

Entenda o caso

Após a circulação de montagens contendo “nudes” de alunas do Colégio Santo Agostinho, da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em grupos de WhatsApp, a Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso. De acordo com informações, estudantes do 7º ao 9º ano teriam utilizado um programa de inteligência artificial para manipular fotos das jovens, removendo suas roupas e compartilhando as imagens adulteradas.

Pais das estudantes afetadas já prestaram queixa na 16ª DP (Barra da Tijuca) e na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), que está encarregada do caso. A investigação aberta apura se os envolvidos podem responder por crime análogo à simulação e participação de crianças ou adolescentes em cena de sexo explícito, ou pornográfica.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link