Nunes, Boulos e Marçal: as pesquisas que mais chegaram perto do resultado em SP

Atualizado em 7 de outubro de 2024 às 11:14
Ricardo Nunes, Pablo Marçal e Guilherme Boulos, os candidatos mais votados em SP. Foto: reprodução

O primeiro turno das eleições para a Prefeitura de São Paulo confirmou as previsões de uma disputa acirrada entre o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), o deputado Guilherme Boulos (PSOL) e empresário Pablo Marçal (PRTB).

Com o resultado das urnas, Nunes e Boulos avançaram para o segundo turno, marcado para o dia 27 de outubro. Marçal, por sua vez, ficou fora da disputa, algo que os levantamentos do Datafolha e da Quaest já previam. A pesquisa da AtlasIntel, entretanto, apresentou projeções bem diferentes, principalmente para Nunes e Marçal.

Apesar de terem previsto a derrota dos outros candidatos, as pesquisas mostraram expectativas mais otimistas para Tabata Amaral (PSB), José Luiz Datena (PSDB) e Marina Helena (Novo) do que o resultado final das votações no último domingo, dia 6.

Datafolha

Na pesquisa realizada na véspera do primeiro turno, o Datafolha apontava um cenário de empate técnico entre Boulos, Nunes e Marçal, com Boulos liderando numericamente, com 29% das intenções de voto. Nunes e Marçal apareciam logo atrás, ambos com 26%.

Com a margem de erro de dois pontos percentuais, o instituto acertou o percentual de Boulos, mas subestimou Nunes, que obteve 29,48% dos votos válidos. Boulos terminou com 29,07%, praticamente empatando com o atual prefeito.

Em relação a Marçal, o Datafolha também oscilou dentro da margem de erro, prevendo um percentual um pouco abaixo do que ele obteve. O candidato do PRTB alcançou 28,14% dos votos válidos, dois pontos percentuais acima do estimado.

Tabata Amaral ficou com 9,91% dos votos, próximo ao previsto, que era 11%. A pesquisa ainda projetava que Datena teria 4%, mas ele recebeu somente 1,84%. Já Marina Helena foi estimada com 2%, mas terminou com 1,38%, dentro da margem de erro.

Quaest

A Quaest também previa um cenário de empate técnico, com Boulos liderando com 29% das intenções de voto. Na sequência, Nunes aparecia com 28%, um ponto à frente de Marçal, que tinha 27%. Com a margem de erro de dois pontos percentuais, a pesquisa se manteve bastante próxima dos resultados finais, embora tenha indicado uma ordem diferente, colocando Boulos à frente de Nunes.

Em relação ao segundo grupo de candidatos, a Quaest estimava Tabata Amaral com 10%, valor próximo ao registrado nas urnas. A pesquisa também indicava Datena com 4% e Marina Helena com 2% das intenções de voto, semelhante ao que havia sido apontado pelo Datafolha.

AtlasIntel

A pesquisa da AtlasIntel foi a que mais destoou dos resultados reais deste primeiro turno. O levantamento indicava Boulos na liderança com 32,3%, seguido de Marçal, com 30% das intenções de votos válidos, sem prever um empate envolvendo Nunes.

A projeção da AtlasIntel para Boulos foi três pontos percentuais acima do resultado final, já que a margem de erro da pesquisa era de dois pontos percentuais. Marçal, por outro lado, ficou dentro da margem.

O ponto mais surpreendente da pesquisa AtlasIntel foi a subestimação do atual prefeito. O instituto projetou apenas 20% das intenções de voto para Nunes, enquanto ele encerrou o primeiro turno com 29,48% dos votos válidos, mostrando uma diferença de nove pontos percentuais.

Já para Tabata Amaral, a pesquisa previa 10,5%, o que se manteve dentro da margem de erro. Em relação a Datena, a AtlasIntel se aproximou do resultado final, indicando 2,8% dos votos válidos. No caso de Marina Helena, a projeção também destoou, apontando 3,6% das intenções de voto.