“O Agente Secreto” ganha o Globo de Ouro de melhor filme em língua não-inglesa

Atualizado em 12 de janeiro de 2026 às 0:46
Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura no set de “O Agente Secreto”

“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, fez história ao conquistar o Globo de Ouro 2026 de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa. Um filme brasileiro não ganhava um prêmio da categoria desde 1999, com “Central do Brasil”.

Ao lado do ator Wagner Moura e de outros colaboradores do filme, o diretor iniciou seu discurso mandando um ‘alô’ para o Brasil, e encerrou afirmando: “Estou muito honrado de estar nesse grupo de filmes internacionais e dos Estados Unidos”.

“Eu dedico este filme para os cineastas jovens, porque este é um momento muito difícil para fazer filmes. Aqui nos Estados Unidos e no Brasil, jovens cineastas, façam filmes!”, disse Kleber Mendonça.

Veja o discurso:

O longa brasileiro, que já havia sido aplaudido no Festival de Cannes com dois prêmios, superou uma competição acirrada de grandes produções internacionais e levou para casa a estatueta.

Os filmes que concorriam contra “O Agente Secreto” eram “Foi Apenas um Acidente”, do Irã, “Valor Sentimental”, da Noruega, “Sirat”, da Noruega, “A Quem Eu Pertenço”, da Tunísia, e “A Única Saída”, da Coreia do Sul.

A trama, que mistura política e espionagem internacional, capturou a atenção de críticos e do público, não apenas pela sua narrativa envolvente, mas também pela sua maneira de abordar questões sociais e políticas com profundidade.

Além de ser premiado como Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, o longa ainda disputa outras categorias de grande prestígio, como Melhor Filme-Drama e Melhor Ator-Drama para Wagner Moura, que também teve sua atuação exaltada nas críticas.

Dentre os concorrentes, “Valor Sentimental”, uma produção de Joachim Trier que explora as complicações familiares e a busca pela reconciliação, e “A Única Saída”, de Park Chan-Wook, com sua crítica social afiada, estavam entre os favoritos. Mesmo com esse forte elenco de filmes, foi o filme brasileiro que conquistou o prêmio, mostrando o crescente reconhecimento do Brasil no cinema internacional.