Destaques

O agro é tóxico, mata e rasga a Constituição: PL 709/2023 é inconstitucional

Avião pulveriza agrotóxico em lavoura. Foto: Alberto César Araújo/Amazônia Real

 

Por Padre João e Leleco Pimentel

O agro é tóxico, mata e não respeita a Constituição. Mais uma semana que a Câmara dos Deputados envergonha o Brasil. O conservadorismo trajado com o ódio aos movimentos sociais aprovou o Projeto de Lei 709/2023, que vai criminalizar as pessoas que lutam por um pedaço de terra ou um lugar para morar. A direita não gosta de você, ela advoga a favor dos grandes empresários e latifundiários. Você lutar pelo direito de ter uma moradia ou um pedaço de terra vai lhe tirar o acesso de toda e qualquer possibilidade de acessar qualquer programa social ou política pública.

O PL 709/2023 impede que essas pessoas que lutam pela reforma agrária tenham acesso a programas governamentais de assistência social e familiar, de previdência social, educação, saúde e moradia, assim como assumam cargos no poder público.

Em tempos de fake news, se faz necessário explicar o óbvio. Os movimentos que lutam pela reforma agrária não vão pegar a sua terra. Eles só ocupam aquele local que não cumpre a função social, o que é permitido na Constituição. Uma propriedade rural que cumpre a sua função social é aquela que planta e produz.

João Pedro Stédile explica muito bem a luta pela reforma agrária: “A ocupação da terra é um movimento de massas. Dezenas de famílias participam. Ocupam uma fazenda para chamar a atenção do governo para que esse governo aplique a lei. E o que diz a lei?  Toda grande propriedade improdutiva o governo deve desapropriar, pagar o pretenso proprietário e ele então coloca a terra à disposição das famílias”.

O movimento Invasão Zero emplacou esses projetos de lei inconstitucionais. Eles querem criminalizar os movimentos sociais. Mas quem está sendo julgado pela justiça por ser considerado uma milícia rural são eles.  É a inversão que o bolsonarismo mais gosta: os criminosos acusando os outros de cometer crimes. Eles que matam no campo, que grilam terras públicas para aumentar o patrimônio, que desmatam.

O movimento “Invasão Zero”quer criminalizar os movimentos sociais que querem reforma agrária. Reprodução

Essa ofensiva da direita contra os movimentos que brigam pela justiça social no campo e o acesso à terra para quem mais precisa é grave e diz muito do futuro que nos reserva. Não há nada para comemorar. Novamente, o pobre é quem vai mais sofrer. O direito a ter um lugar para morar, plantar e produzir não deveria ser algo de briga e sim obrigação do estado. É questão de humanidade.

Levantamos sempre essa bandeira porque a realidade do campo é muito triste. E ver quando uma família consegue ter a sua propriedade, plantar e poder ter uma forma de sustento mostra muito que a luta pela reforma agrária é mais do que necessária.

Vamos até o fim nessa luta em defesa dos movimentos de luta pela terra. Já vencemos diversas ofensivas desses deputados a trabalho do agro. Estamos do lado certo da história e não vai faltar esforço nosso para garantir os direitos previstos na Constituição.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Juíza nega indenização a filhos de Lula por áudios de Marisa vazados por Moro na Lava Jato

A juíza federal Rosana Ferri negou um pedido de indenização por danos morais ao espólio…

8 horas ago

Alckmin reafirma compromisso do governo com arcabouço fiscal

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse…

10 horas ago

Ministra da Saúde segue Lula em crítica ao PL do estupro: ‘Injustificável’

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, criticou o projeto de lei que equipara o aborto…

10 horas ago

Milhares voltam a protestar na Avenida Paulista contra PL do Estupro

Na tarde deste sábado (15), a Avenida Paulista foi palco de mais um ato contra…

11 horas ago

Oito soldados israelenses morrem em explosão no sul de Gaza

Neste sábado (15), oito soldados israelenses morreram em uma explosão no sul da Faixa de…

12 horas ago

Prefeitura de São José dos Campos recolhe livro sobre mulheres cientistas das escolas

A prefeitura de São José dos Campos (SP) recolheu a obra Mulheres Sonhadoras, Mulheres Cientistas,…

12 horas ago