O alerta de Tarcísio a governador dos EUA sobre tarifaço de Trump

Atualizado em 27 de agosto de 2025 às 15:05
Tarcísio de Freitas, governador de SP, e Brian Kemp, da Geórgia (EUA). Foto: reprodução

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aproveitou um coquetel realizado na residência do consulado dos Estados Unidos em São Paulo, na noite desta segunda-feira (26), para alertar representantes do governo estadunidense sobre os efeitos do tarifaço de Donald Trump contra o Brasil. Segundo ele, a medida poderá levar o país a estreitar ainda mais suas relações comerciais com a China, principal parceira econômica brasileira.

O encontro foi uma recepção ao governador da Geórgia, Brian Kemp, que cumpre agenda na América do Sul. A comitiva estadunidense visitará empresas brasileiras e argentinas que possuem negócios no estado, como JBS, Taurus, CSN e Embraer.

Kemp, republicano como Trump, não integra o grupo mais fiel ao presidente, o chamado MAGA (Make America Great Again), e já chegou a criticá-lo em 2020. Após a fala de Tarcísio, o governador afirmou estar preocupado com o impacto das tarifas e relatou que colegas devem se reunir com Trump para debater o tema.

O gesto de Tarcísio ocorre dias depois da revelação de mensagens trocadas entre Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No diálogo, Eduardo critica tentativas do governador paulista de manter canais de diálogo com representantes do governo estadunidense, o que evidencia uma divergência dentro do campo da direita sobre a condução das relações bilaterais.

Em suas redes sociais, Tarcísio compartilhou uma foto de aperto de mãos com Kemp e declarou: “Tivemos a oportunidade de debater o cenário atual das relações entre Brasil e Estados Unidos e destacar a importância da diplomacia e do diálogo internacional”.

Ele acrescentou que “esse intercâmbio é fundamental para fortalecer os laços de amizade e cooperação, ampliando parcerias que trazem resultados concretos para São Paulo e para o Brasil”.

O governador da Geórgia, por sua vez, destacou antes da viagem que desde 2019 os investimentos sul-americanos em seu estado geraram mil empregos. Na agenda oficial, não houve menção ao encontro com Tarcísio. Kemp também visitará companhias argentinas em Buenos Aires antes de retornar aos Estados Unidos.

Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.