O aliado de Flávio Bolsonaro revoltado com Pablo Marçal

Atualizado em 21 de outubro de 2026 às 12:50
Pablo Marçal e Flávio Bolsonaro. Foto: Reprodução

A aproximação de Pablo Marçal com a campanha presidencial do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) abriu uma frente de incômodo entre aliados, especialmente com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), segundo o site Amado Mundo. O ex-coach ganhou protagonismo na reta final da disputa e passou a atuar na estratégia digital do grupo.

Integrantes do entorno de Flávio veem Marçal como uma figura de efeitos contraditórios. Eles reconhecem sua experiência com redes sociais e mobilização de influenciadores, mas apontam que a rejeição ao ex-candidato à Prefeitura de São Paulo pode criar dificuldades para uma campanha que busca evitar erros.

Nunes carrega um histórico de confronto com Marçal desde a eleição municipal paulistana de 2024. Naquela campanha, o ex-coach chamou o prefeito de “tchutchuca do PCC” e “vagabundo”.

O episódio também envolveu o publicitário Duda Lima, que comandava a comunicação de Nunes e atua na campanha de Flávio. Após um debate, um assessor ligado a Marçal agrediu Lima com um soco, abriu seu supercílio e provocou sangramento dentro do estúdio; os envolvidos seguiram para uma delegacia.

Ricardo Nunes e Flávio Bolsonaro. Foto: Reprodução

Histórico com Nunes pesa na campanha de Flávio Bolsonaro

Marçal pediu desculpas a Ricardo Nunes e ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, depois da campanha municipal. A iniciativa não eliminou a resistência do prefeito à participação ostensiva do ex-coach no grupo de Flávio.

No debate da Band realizado em 18 de outubro, aliados de Nunes afirmaram que o prefeito não compareceu para evitar permanecer no mesmo ambiente que Marçal. A ausência evidenciou o desgaste deixado pela disputa de 2024.

Marçal reuniu centenas de influenciadores em São Paulo para organizar a atuação digital na reta final da eleição. A orientação à base incluiu evitar ataques frontais e repetitivos contra o presidente Lula.

A campanha de Flávio também incorporou trejeitos e estratégias visuais de palco associados a Marçal, inclusive nos debates da Band. O estilo de confronto adotado pelo grupo ainda busca referências na presença pública do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Diario do Centro do Mundo
O Diário do Centro do Mundo (DCM) é um portal brasileiro de jornalismo digital fundado em 2013. O site publica notícias e análises sobre política, economia, cultura, mídia, comportamente -- tudo o que é relevante, no Brasil e no exterior