Categories: DestaquesEsporte

“O amor do torcedor é o que permite à Fifa ser corrupta”

Marin e Del Nero

Publicado na DW.

 

“O futebol, mais do que um esporte, é um patrimônio cultural da humanidade”, afirmou o cientista político Andrei Markovits, da Universidade de Michigan, especialista na relação entre esporte, cultura e sociedade.

Para ele, não importa o que faça a Fifa ou o quão corrupta ela seja, as pessoas continuarão amando esse esporte. E é justamente essa circunstância – o amor incondicional do torcedor pelo futebol – que alimenta a corrupção.

“Os torcedores amam esse esporte e toleram o que acontece fora dos estádios porque o que interessa a eles é o jogo, e não o negócio”, explicou, em entrevista à DW.

A outra explicação para a corrupção na federação está nas suas próprias estruturas internas. “O monopólio dela no futebol é um convite aos funcionários para serem corruptos”, afirmou.

Ele também criticou o modelo “um país, um voto”, afirmando que é “esse mecanismo que sustenta o sistema corrupto da Fifa”.

DW: Depois das detenções, há um mês, em Zurique, o escândalo da Fifa parece ter esfriado. Isso aconteceu porque só os funcionários presos da Conmebol e da Concacaf eram corruptos?

Andrei Markovits: Na Fifa, todos são corruptos! As próprias estruturas da Fifa geram a corrupção, o monopólio dela no futebol é um convite aos funcionários para serem corruptos. Tenha certeza de que isso não terminou, de que as investigações apenas começaram e que, sem dúvidas, virão mais revelações e detenções.

Mas o futebol continua funcionando como antes. Por quê?

O futebol, mais do que um esporte, é um patrimônio cultural da humanidade. Não importa o que faça a Fifa ou o quão corrupta ela seja como organização, as pessoas continuarão amando o jogo, entusiasmando-se com o que acontece nos gramados, e seguirão admirando os jogadores. Essa circunstância – o amor do torcedor pelo futebol – é o que permite à Fifa ser corrupta.

Então os torcedores, em parte, têm culpa quanto à existência de um sistema corrupto no futebol?

Só de maneira indireta. Os torcedores amam esse esporte e toleram o que acontece fora dos estádios porque o que interessa a eles é o jogo, não o negócio.

Mas o futebol não é, primeiramente, um negócio?

Certo, mas o que move o torcedor é a emoção de ganhar ou perder, e todos querem ganhar. Vamos ao caso de Arturo Vidal na Copa América. O normal é que qualquer outro cidadão vá preso por dirigir embriagado, mas todo o Chile vê nesse jogador a possibilidade de ganhar o torneio e, por isso, trata-no diferente. O futebol tem uma dupla moral.

E os torcedores não deveriam assumir sua responsabilidade em meio a todo esse esquema de corrupção?

Talvez sim, porque, sendo sincero, você teria toda a razão se decidisse me apontar como cúmplice da corrupção por apoiar um sistema corrupto cada vez que vejo uma partida de futebol. Mas, e daí? Eu, como o resto dos torcedores, seguirei vivendo o futebol, divertindo-me com esse esporte que tanto nos diverte, mesmo que gere corrupção.

Isso não seria legitimar a corrupção?

Essa corrupção é o resultado da falta de alternativas à Fifa, cujo poder reside, em grande parte, na importância das seleções nacionais. No dia em que as grandes estrelas, como Messi ou Cristiano Ronaldo, decidirem que basta a eles jogar apenas pelos clubes, e não por seus países, a Fifa perderá o monopólio e terá que aceitar regras diferentes para o jogo.

A Alemanha propôs um plano de reforma da Fifa com dez pontos. Como o senhor vê a ideia?

O plano da Alemanha contém quase todos os pontos que são importantes para acabar com a corrupção: transparêndcia, limites aos mandatos de presidentes e funcionários, um teste de integridade, controle das finanças… Ainda assim, há aspectos da proposta que vão encontrar resistência, como o do fim do princípio “um país, um voto”. Os alemães têm razão ao afirmar que esse mecanismo não reflete o verdadeiro equilíbrio de poderes no futebol, mas é esse mecanismo que sustenta o sistema corrupto da Fifa.

A proposta alemã é, então, uma tarefa muito complicada?

A Alemanha não vai conseguir, sozinha, todas as mudanças que a Fifa necessita. Os alemães devem buscar o apoio de outras federações fortes, como a inglesa, e influentes, como as sul-americanas. Com alianças e negociações, é possível tocar a reforma adiante.

E se as tentativas de reforma falharem?

Aí a Uefa poderia se tornar independente. No fim das contas, é na Europa que as ligas têm o melhor futebol e o melhor modelo de negócio. É no Velho Continente que jogam as estrelas de todo o mundo, é lá que o futebol funciona. Ainda assim, não creio que a Uefa chegue tão longe. Uma separação da Fifa é um passo demasiadamente drástico para a Europa, que tem o poder, mas não a coragem.

E o que acontecerá com o futebol?

Nada! O futebol que se joga nos estádios não tem nada a ver com o que se faz nos escritórios. O público seguirá assistindo às partidas, os torcedores continuarão apoiando seus clubes. O que acontecer com a Fifa não terá nenhum efeito sobre o consumo do futebol. Os torcedores sofrerão e vibrarão com cada gol, independentemente da honestidade ou da corrupção dos funcionários.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Número de mortos na guerra em Gaza chega 34.488 anuncia Hamas

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, governada pelo grupo palestino Hamas, anunciou nesta…

1 hora ago

Socialite conta como foi passar 10 anos em um cativeiro de luxo: “Estava puro osso”

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, afirma que foi mantida em cárcere privado por…

2 horas ago

Petistas querem sinalização de Lula favor da cassação de Moro; entenda

Líderes do Partido dos Trabalhadores (PT) pressionam para que o presidente Luiz Inácio Lula da…

2 horas ago

Café da Manhã do DCM TV: Protestos contra Israel, nos EUA, surpreendem sionistas

https://www.youtube.com/watch?v=_bAjTS2OZRA Leandro Fortes comenta a analisa o noticiário, conversa com a analista internacional Rose Martins,…

2 horas ago

“Aumento alarmante” de grupos neonazistas no Brasil será investigado pelo governo

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da…

3 horas ago

Filiação de jovens partidos políticos segue caindo; PT, PL e PSOL são exceções

A participação de jovens de 16 a 24 anos em partidos políticos brasileiros vem diminuindo…

3 horas ago