O amor raro de Rita Lee e Roberto de Carvalho. Por Nathalí

Atualizado em 9 de maio de 2023 às 16:54
Rita Lee e Roberto de Carvalho
Foto: Reprodução

Nesse dia triste para o rock nacional e para o Brasil, resolvi fazer o que Rita Lee faria: fugir do óbvio.

É claro que a eterna mutante e rainha do rock fará falta. Mais do que isso, Rita Lee se tornou, como todos os grandes artistas, um ideal. Meu ideal de mulher e de como envelhecer com leveza. Um ideal de rebeldia e autenticidade para um país inteiro.

A dor da grande perda desse ícone é incontroversa: ninguém discordaria.

O que ainda não dissemos é que Rita Lee viveu uma história de amor rara com o homem que inspirou tantas canções imortais como “Mania de Você” — composta após uma transa —  e “Caso Sério”. A parceria – de carreira e de vida – durou inacreditáveis 47 anos, e se você olhasse para os pombinhos, ainda veria uma paixão desproporcional a tanto tempo de convívio.

O casal se conheceu através de Ney Matogrosso e em pouco tempo se tornou um dos mais queridos da indústria musical. “A primeira vez que encontrei a Rita foi no Festival de Saquarema, em 1976. Foi a primeira vez que a gente conversou, se olhou  e alguma coisa aconteceu em nossos corações”, disse Roberto em entrevista.

Além de companheiros na formação de uma nova família, Rita e Roberto foram parceiros de palco na fase POP da carreira da cantora, emplacando sucessos como “Doce Vampiro” e “Chega Mais”.

O que mais me admira no amor sincero de Roberto de Carvalho por Rita Lee é que ele sabia que estava casado com uma deusa: não se importava em ser visto como alguém que está à sombra da esposa, talvez por saber que não teria como ser diferente.

Rita Lee foi a alma dos mutantes, a alma de cada canção composta com o marido, talvez a alma do rock nacional. É preciso muita auto estima e muito amor pra conviver com uma mulher assim sem se sentir diminuído.

Rita Lee foi amada com fervor por Roberto de Carvalho até o seu último suspiro – algo que não se vê muito por aí, sobretudo numa realidade em que as mulheres cuidam e os homens desaparecem – que o diga Preta Gil, que enfrenta um câncer enquanto o marido exibe o corpão, muitas vezes na companhia de outras mulheres.

A verdade é que é fácil amar o outro quando ele está na crista da onda, vendendo saúde, bonito e disposto, vivo e cheio de graça. Na doença, qualquer amor é posto à prova – e o de Roberto nunca foi reprovado.

Mais difícil ainda é que uma mulher seja amada e cuidada na doença. A taxa de abandono de mulheres com câncer é de inacreditáveis 20,8%, contra 3% dos homens. Isso sem falar, é claro, nas outras doenças físicas e mentais. Significa dizer que o amor de parte dos homens simplesmente não suporta tempos difíceis.

Eu não estou aqui para enaltecer Roberto de Carvalho por ter cuidado da mulher que escolheu e com quem constituiu uma família: isso se chama decência.

Mas estou aqui para celebrar esse amor tão raro e inspirador.

“Histórias de amor não duram mais que noventa minutos”, diz o título de um filme nacional quase sem importância diante da grandiosidade de Rita Lee – mas o casal mais lindo da história da música nacional muito certamente discordaria com graça.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link