“O Brasil foi manipulado”: advogado detalha farsa da Globo sobre “membros do Hezbollah”

Atualizado em 6 de dezembro de 2023 às 16:09
O jornalista César Tralli, da TV Globo, responsável pelo “furo” sobre os brasileiros supostamente ligados ao Hezbollah. Foto: Reprodução

O advogado Hugo Albuquerque criticou a imprensa brasileira pela farsa, criada pela TV Globo e reproduzida por outros veículos, dos brasileiros presos por suposta associação ao Hezbollah. Os dois detidos no caso foram soltos após a Polícia Federal descartar a relação deles com o grupo libanês. 

O jornalista e apresentador César Tralli, da Globo, foi o responsável pelo “furo” sobre a prisão e noticiou o caso após receber a informação de bandeja da Mossad, serviço de inteligência de Israel. O advogado lembra do apoio da imprensa à Lava Jato e diz que ela “jogou brasileiros aos leões”, criticando a fonte usada pela emissora.

“Um assim chamado ‘serviço de inteligência’ como a Mossad não tem obrigação com a verdade. Muitas vezes, tem até a obrigação legal de mentir em defesa de seus interesses nacionais”, prossegue.

“O Brasil foi manipulado por uma inteligência estrangeira a atentar contra nacionais seus”, diz o advogado. Albuquerque ainda aponta que houve “falha” do governo federal no caso e questionou quem se responsabiliza pelos danos causados aos brasileiros presos em operação “apressada”.

Leia a manifestação do advogado na íntegra:

A mesma imprensa que validou acriticamente a Lava Jato jogou nacionais brasileiros aos leões, depois de uma prisão apressada por acusação de “terrorismo”. Nem Israel escondeu: foi uma operação da sua espionagem. E autoridades israelenses ainda fizeram insinuações graves.

Um assim chamado “serviço de inteligência” como a Mossad não tem obrigação com a verdade. Muitas vezes, tem até a obrigação legal de mentir em defesa de seus interesses nacionais. Mas isso não pode servir como fundamento para o Brasil prender nacionais.

E o então ministro da Justiça, Flávio Dino, ainda falou em colaboração judicial e policial. Não era, nunca foi. O Brasil foi manipulado por uma inteligência estrangeira a atentar contra nacionais seus. Isso não pode acontecer. O governo não pode falhar assim.

Tudo era um ardil num momento em que o governo, finalmente, subiu o tom para resgatar os brasileiros sitiados em Gaza. Era preciso desmoralizar o Brasil de alguma forma e criar uma contrapressão ao movimento de ruptura de relações com Israel.

Tudo isso é do jogo, cai quem quer. Mas isso não pode levar a qualquer tipo de lesão a direitos de brasileiros, muito menos a prisões. E se uma dessas pessoas injustamente acusada se suicida no cárcere? E se fica com danos psicológicos permanentes? Quem se responsabiliza?

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link