“O Brasil não é um país tão polarizado assim”, diz Miriam Leitão

Atualizado em 22 de fevereiro de 2023 às 16:25
Jornalista Miriam Leitão é atacada por Eduardo Bolsonaro
Foto: Reprodução

A coluna dominical de Miriam Leitão, em O Globo, mostrou, através de números da pesquisa Quaest, que o país não é tão polarizado quanto quer fazer parecer a estratégia de comunicação de Jair Bolsonaro.   Leia trechos:

“O Brasil não é um país tão polarizado assim Há duas teses circulando: o brasileiro é mais conservador do que se imaginava e a economia está melhorando, o que levará a mais votos para Bolsonaro. Será? Minha convicção é que há um ultraconservadorismo fabricado pela extrema-direita que sempre cresceu inventando falsas questões. ”, diz Miriam Leitão (…)

O brasileiro pode não ser majoritariamente liberal no comportamento, mas essa não é uma agenda pela qual ele estaria disposto a hipotecar o futuro do país e romper laços familiares, se não fosse a manipulação a que está submetido pelo governo Bolsonaro. É parte do jogo da extrema-direita criar falsos conflitos para mobilizar multidões. E isso se faz criando uma grande mentira e repetindo-a insistentemente. Por exemplo, a de que o adversário político teria um plano de, nas escolas, impor a sexualização precoce às crianças e induzi-las à troca de gênero (…)

Há um conservadorismo que é tão natural quanto o progressismo. São visões diferentes de mundo. A pessoa pode estar mais ou menos aberta às mudanças comportamentais. Mas há um reacionarismo, e esse precisa ser combatido, que é cevado pelo grupo que está agora no poder. (…)

O Brasil não é um país tão polarizado assim. A Quaest perguntou se as compras de armas devem ser facilitadas. Disseram não 90% dos eleitores de Lula e 52% dos eleitores de Bolsonaro. O aborto deve ser legalizado? Disseram não 87% dos eleitores de Bolsonaro e 62% dos eleitores de Lula. Discordam da legalização do aborto 73% dos católicos e 82% dos evangélicos. Aliás, 68% dos evangélicos são contra também a liberação de armas e 75% dos católicos. As cotas raciais são aprovadas por 49% dos bolsonaristas, 61% dos lulistas, 55% dos católicos e 53% dos evangélicos.

Nossas divisões existem, claro, mas o grau de conflito atual foi exacerbado por Bolsonaro, porque ele governou estimulando exatamente isso. (…)

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link