Categories: Cinema & Televisão

O choque entre dois mundos no Roda Viva com a Mídia Ninja

A imparcialidade jornalística de alguns é mais imparcial que a de outros.

O Roda Viva com Bruno Torturra e Pablo Capilé, da Mídia Ninja, foi o choque entre dois mundos. De um lado, jornalistas experientes, num misto de curiosidade, ceticismo e ciúme. De outro, os protagonistas de uma experiência nova de jornalismo, que capturou o espírito das manifestações e virou, ela mesma, um acontecimento.

A bancada se concentrou, boa parte do programa, em tirar dos entrevistados a resposta para uma pergunta pertinente: quem banca a Mídia Ninja?

A Mídia Ninja é financiada pelo coletivo Fora do Eixo, comandado por Capilé.  O Fora do Eixo é mantido com recursos públicos. Capilé, num discurso confuso, que lembrava Gilberto Gil, explicou para um Eugênio Bucci atônito o modelo de negócio, com sua “moeda complementar” (cards), as casas que abrigam artistas etc.

Ninguém entendeu nada, mas daí em diante a briga foi para vincular a Mídia Ninja ao PT. Uma foto de Capilé ao lado de José Dirceu foi mostrada. Era um Roda Viva diferente! Aquela modorra, aquela camaradagem, foi trocada por eletricidade. A contundência estava no ar! Nada a ver, por exemplo, com a participação de José Serra, que deu um passeio na TV Cultura (aliás, um de seus entrevistadores era um ex-assessor de imprensa).

O único que falou um pouco de jornalismo foi Alberto Dines, o mais jovem da bancada, vistas as coisas em perspectiva. Dines perguntou sobre a posição de Torturra sobre a maconha e como ele enxergava a cobertura da imprensa (ao final, também quis saber por que a Mídia Ninja tinha dedicado pouco espaço, na sua opinião, para a discussão sobre o estado laico durante a visita do papa).

Se alguém chegasse de Marte naquele momento, haveria de pensar que se tratava de um tribunal de vestais, nas ruínas de um anfiteatro romano, apontando o dedo para dois aloprados vendidos.

Suzana Singer, ombudsman da Folha, cobrou o fato de eles serem parciais em sua cobertura dos protestos. Capilé, referindo-se ao escândalo do cartel do metrô de São Paulo, mas sem citar nomes, lembrou de como age a mídia: “Dependendo do partido é cartel, dependendo do partido é quadrilha”. Não se sabe bem por quê — ele mesmo reconheceu que não precisava –, Conti saiu em defesa da imparcialidade do que chamou “grande imprensa”.

Talvez por educação, talvez pelo calor do momento, Torturra não aproveitou a deixa para lembrar o motivo por que que aquela era a última edição do Roda Viva com Mario Sergio Conti à frente. Conforme o que o próprio MS contou ao colunista Elio Gaspari, que publicou a história, Conti chamou FHC para o programa. Seu chefe, Marcos Mendonça, presidente da Fundação Padre Anchieta, desconvidou o ex-presidente. Conti teria mantido o convite. Acabou sendo dispensado. Augusto Nunes vai substituí-lo. Suas últimas palavras naquela noite foram “adeus e até breve”.

É a essa imparcialidade e independência que ele se refere? Se for, a Mídia Ninja tem um problema bem mais simples de resolver pela frente. height=350

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

Empresário da Porsche que matou motorista de app é denunciado por homicídio doloso e lesão corporal

O Ministério Público de São Paulo denunciou Fernando Sastre de Andrade Filho, 24 anos, por…

28 minutos ago

Operação Mensageiro prende prefeito e vice de cidade em Santa Catarina

A 5ª fase da Operação Mensageiro, deflagrada nesta segunda-feira (29), resultou na prisão do prefeito…

41 minutos ago

Pais de aluna acusada de racismo contra filha de Samara Felippo retiram da escola

Os pais de uma das alunas que foi suspensa por tempo indeterminado da escola particular…

48 minutos ago

Número de mortos na guerra em Gaza chega 34.488 anuncia Hamas

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, governada pelo grupo palestino Hamas, anunciou nesta…

3 horas ago

Socialite conta como foi passar 10 anos em um cativeiro de luxo: “Estava puro osso”

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, afirma que foi mantida em cárcere privado por…

3 horas ago

Petistas querem sinalização de Lula favor da cassação de Moro; entenda

Líderes do Partido dos Trabalhadores (PT) pressionam para que o presidente Luiz Inácio Lula da…

4 horas ago