O desastre da Globo ao esnobar o jornalismo. Por Moisés Mendes

Atualizado em 14 de fevereiro de 2024 às 10:11
O desastre da Globo ao esnobar o jornalismo. Foto: Divulgação

Por Moisés Mendes

A Globo abriu mão do jornalismo e provocou o que já é considerado o maior desastre de uma cobertura do Carnaval na TV. Tudo porque Boninho, o ‘gênio’ que produz as farsas do Big Brother, também decidiu produzir desastres numa área que não domina.

É um fiasco histórico. A Globo descobriu desde o ano passado que há jornalistas negras e negros. Muitos deles estão brilhando na reportagem de rua, o que só prova que a organização preferia repórteres brancos.

Os jornalistas negros eram formados, estavam no mercado, mas sempre foram esnobados durante décadas pelas organizações supremacistas, entre as quais a Globo. Glória Maria era apenas uma das exceções.

Mas essas e esses jornalistas negros, numa festa que tem a essência da negritude, não aparecem na cobertura do Carnaval, com as exceções, mas não vamos de novo falar de exceções.

O fracasso é uma lição também para parte das esquerdas (e do governo), que acha possível viver sem o jornalismo das mídias de resistência em tempos de fascismo bolsonarista e de fortalecimento da hegemonia das corporações.

Não há Carnaval nem democracia sem repórteres e sem jornalismo. Influencers e celebridades podem ter relevância em suas áreas, mas não substituem jornalistas.

EM JULHO?

Informam que a Polícia Federal irá ouvir Bolsonaro em julho. Ora, julho está muito longe.

Até lá, pode ter acontecido o apocalipse, e depois do apocalipse é improvável que a PF esteja funcionando direito.

Precisamos de novidades pra já, para logo depois da quarta-feira de cinzas e muitos antes do fim da quaresma.

APOCALIPSE

A guerra do momento ainda é a da turma da Ivete contra a turma da Baby. Só no Brasil debatem o apocalipse em cima de um trio elétrico e no meio de um porre no Carnaval.

E Joãosinho Trinta não está aí para nos socorrer.

Originalmente publicado no Blog do Moisés Mendes
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link