O dia em que Sinead O’Connor rasgou a foto do Papa ao vivo na TV

Atualizado em 26 de julho de 2023 às 18:50
Sinead O’Connor rasgou foto do Papa durante apresentação ao vivo. Foto: Reprodução

A cantora Sinead O’Connor provocou indignação em 3 de outubro de 1992 quando rasgou uma foto do Papa durante sua apresentação musical no programa Saturday Night Live.

Depois de tocar seu primeiro número, uma versão tipicamente impressionante da música de Loretta Lynn “Success Has Made a Failure of Our Home”, O’Connor retornou ao palco. Em vez de cantar a música a cappella planejada “Scarlet Ribbons”, o empresário de O’Connor informou ao coordenador musical do SNL, John Zonars, que ela apresentaria uma versão a cappella de “War”, de Bob Marley.

E, como a cantora irlandesa pretendia que a música chamasse a atenção para a questão do abuso infantil, ela pediu que a performance fosse filmada com uma única câmera, em close-up, para que seu gesto de encerramento (segurando uma foto de uma criança faminta), fosse o foco. Zonars afirma que todos se emocionaram com a música e o gesto de O’Connor no ensaio geral, quando ela segurou a foto planejada e fez um apelo sincero para proteger as crianças vulneráveis do mundo.

Então, a cantora de 26 anos cantou “War”, a voz inimitável entoando os versos “E sabemos que venceremos/Como estamos confiantes na vitória/Do bem sobre o mal”, apontou uma fotografia do Papa João Paulo II para a câmera, picotou-a e disse “Lute contra o verdadeiro inimigo”. Depois soprou as velas do palco e saiu.

A NBC foi inundada de ligações, condenando esmagadoramente a convidada musical do SNL insultando o chefe da Igreja Católica.

“Quando eu entrei nos bastidores, literalmente não havia um ser humano à vista”, lembrou O’Connor em seu livro. “Todas as portas fechadas. Todo mundo desapareceu. Incluindo meu próprio empresário, que se trancou em seu quarto por três dias e desconectou seu telefone.”

Várias semanas depois, quando a cantora tocou em Nova York no Madison Square Garden num tributo a Bob Dylan na música, O’Connor recebeu uma chuva de vaias.

O colega Kris Kristofferson a defendeu: “Não deixe que os bastardos te decepcionem”, disse. Ela tentou cantar “War” a cappella mais uma vez enquanto o público incessantemente a hostilizava.

O Saturday Night Live atacou O’Connor no programa seguinte, quando o ator Joe Pesci não apenas juntou os pedaços da foto do Papa, como disse que, se ele estivesse presente na semana anterior, teria dado na jovem “um tapa”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link