O diabo está nos detalhes: a foto manipulada de Lula publicada no Estadão em matéria do julgamento. Por Kiko Nogueira

Ah, a imprensa brasileira.

O Estadão publicou uma foto de Lula para ilustrar sua cobertura ao vivo do julgamento do caso do triplex em Porto Alegre.

Na imagem, o ex-presidente aparece com a mão direita na testa, taciturno, pesaroso, sobre um fundo negro.

Trata-se de um flagrante do ato de artistas e intelectuais em apoio a Lula numa casa de espetáculos no Leblon, no Rio de Janeiro.

Uma outra fotógrafa, Louise Botkay, fez o registro da cena de ângulo diverso — e, nele, Lula aparece rindo, bem como alguns dos convidados no palco. A jaqueta foi presente de Evo Morales, presidente da Bolívia.

O fundo preto do Estadão, que ajuda no tom trágico, também é resultado de manipulação. Provavelmente photoshop ou algum outro programa similar.

Eliminaram as pessoas em segundo plano. Se elas estivessem chorando, preocupadas ou cortando os pulsos, isso não seria necessário.

O diabo está nos detalhes.

Veja os dois retratos abaixo:

Lula Leblon

FOTO: Mauro Pimentel (AFP)

Abaixo, a sequencia completa de Louise:

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!