O discurso raso do fascista argentino. Por Moisés Mendes

Atualizado em 11 de dezembro de 2023 às 7:33
Javier Milei, recém-eleito presidente da Argentina. (Foto: Reprodução)

Um dos assessores do gabinete do ódio de Bolsonaro faria o discurso que Javier Milei fez na Casa Rosada. A opção de falar para o povo, e não para o Congresso, não explica a pobreza retórica do sujeito no dia da posse.

Se tivesse discursado no Congresso, o tom seria o mesmo, de falcatrua populista antissistema, na mesma linha do adotado por Bolsonaro e similares.

Mesmo que a fala tenha sido escrita por uma equipe de redatores de discursos, como é comum nesses casos, o que está ali é a precariedade do pensamento do homem que hipnotizou a Argentina.

São frases rasas, com uma sequência de clichês, que fazem parte do truque da extrema direita de se comunicar por resumos grosseiros da realidade.

Milei anunciou que está decretando o fim da noite do populismo. Mas nada é mais populista do que a retórica dessa gente.

Numa das maiores mentiras do discurso, o fascistão disse que pega a Argentina com uma inflação de 15.000%. A inflação acumulada é de 140%.

Milei inflacionou a realidade argentina, para preparar a população para o pior, com arrocho fiscal pelo corte de gastos e privatizações, que resultarão de imediato em mais desemprego.

Abaixo, trechos da fala colegial, diante do Congresso e depois na sacada da Casa Rosada, do indivíduo que talvez não governe por muito tempo, se desafiar a ira dos sindicatos peronistas:

“Arruinaram nossa vida. Nossa máxima prioridade é evitar a catástrofe”.

“Estas eleições são um divisor de águas em nossa História, como foi o muro de Berlim”.

“Hoje nós, argentinos do bem, decretamos o fim da noite populista e o renascimento de uma Argentina próspera e liberal”.

“Este é o legado que nos deixam: uma inflação de 15.000% ao ano, contra a qual vamos lutar com unhas e dentes para erradicá-la”.

“Nenhum governo recebeu uma herança pior do que a que estamos recebendo”.

“Embora tenhamos que passar por um período difícil, vamos superá-lo. Não há noite que não tenha sido derrotada pelo dia”. .

“Existe um modelo que falhou em todo o mundo, mas especialmente no nosso país”. (veja vídeo que explica a frase no fim desse texto)

“Eles arruinaram nossas vidas; não há dinheiro”.

“Temos certeza de que vamos começar a reconstrução depois de mais de 100 anos de declínio. Faremos isso abraçando novamente as ideias de liberdade.”

“A situação na Argentina é crítica e emergencial. O país exige ação imediata”.

“Não desejamos tomar as decisões difíceis que terão de ser tomadas”.

“No curto prazo a situação vai piorar, mas depois veremos os frutos”.

“Hoje começamos a percorrer o caminho da prosperidade. Temos tudo para ser o país que sempre sonhamos”.

“Vamos abraçar essas ideias e nos tornaremos uma potência novamente. Que Deus nos abençoe e que as forças do céu nos guiem na criação do melhor governo da história. Viva a liberdade, caralho.”

(É interessante observar que a palavra carajo não tem mais na Argentina o sentido original. Não é considerada uma palavra obscena. Assim como o Brasil caralho significa quase que como apenas uma exclamação ao fim da frase).

Originalmente publicado em Blog do Moisés Mendes

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link