O erotismo sob a ótica do canalha

Natalia levou o grande Pushkin à morte num duelo

Um dos livros eróticos mais provocadores dos últimos anos é um alegado diário secreto de Pushkin, um escritor que está para a língua russa assim como Shakespeare está para o inglês e Camões para o português. Dostoievski foi um entre tantos discípulos de Pushkin que simplesmente o veneravam.

O pequeno livro – cerca de 100 páginas — pode ser encontrado gratuitamente, em português de Portugal, no site literário Scribd.

Antes de seguir: o livro foi apresentado, há alguns anos, como se fosse mesmo de Pushkin. Um editor esperto americano inventou uma história. Disse que alguém tinha encontrado um diário secreto – e altamente sexual – de Pushkin.

Era balela. Mas funcionou: o livro passou a ser consumido avidamente por interessados em literatura erótica. Você vê pelas resenhas de leitores no site de compartilhamento de impressões Goodreads que, por incrível que pareça, muita gente acredita que o golpe é verdade: que foi Pushkin mesmo quem escreveu.

Na Rússia de Pushkin houve comoção quando, algum tempo atrás, foi publicada uma edição russa, foi um escândalo nacional. Pushkin é um heroi nacional, e os russos se sentiram ofendidos – mas consumiram mesmo assim a obra.

O “diário” é centrado no período que antecede a morte estúpida de Pushkin, num duelo, aos 37 anos. Ele desafiou um militar francês que cortejava sua mulher, Nataliaa, uma das maiores belezas russas de sua era. O homem era hábil com o revólver, e Pushkin só manejava a pena. O final tinha que ser o que foi: Pushkin morto.

O livro tem virtudes que explicam seu sucesso. Não apenas fornece informações sobre os últimos dias de um dos maiores gênios da literatura mundial como mostra como poucas vezes se viu a essência do erotismo masculino sob a ótica cafajeste.

50 Tons de Cinza é o erotismo da dona de casa, delicado e quase que asséptico. O Diário Secreto de Pushkin é o erotismo do canalha.

As leitoras têm todas as razões para detestar o que o livro traz. Mas, caso queiram conhecer a alma masculina primitiva, sem retoques, eis uma oportunidade rica.

No diário, Pushkin é um libertino para o qual nenhuma mulher – nem mesmo a deslumbrante Natalia – vale o sacrifício de se privar das mulheres, como um todo.

Ele ama e deseja todas as mulheres, feias ou bonitas, gordas ou magras, altas ou magras. É fascinado pelo cheiro íntimo feminino. Não quer que suas amantes se banhem antes do sexo. E tem compulsão em organizar bacanais.

A fórmula do diário foi entremear passagens reais de Pushkin com ficção de fundo altamente sexual. É tanto sexo que você pode deduzir que Pushsin não tinha tempo para escrever, e muito menos para ler.

Convivem, na história, o tédio crescente de Pushkin no casamento e a tensão sexual de um personagem que não pensa em outra coisa que não seja possuir mulheres.

É uma obra eroticamente eficiente. Você, no decorrer dela, pensa não em ler uma biografia real de Pushkin, ou alguns de seus poemas e romances – mas em fazer exatamente o que o Pushkin imaginário faz: sexo.

Fabio Hernandez

O cubano Fabio Hernandez é, em sua autodefinição, um "escritor barato".

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Fabio Hernandez

Recent Posts

Esquema do PCC de fraude em licitações envolvia entrega de propina em pacotes

O esquema de corrupção em processos de licitação dirigido por dois acusados de fazerem parte…

3 horas ago

Três anos depois, os vampiros da pandemia continuam vencendo. Por Moisés Mendes

Faz aniversário neste sábado, 27 de abril, mais um monumento à impunidade dos poderosos de…

4 horas ago

Exército comprou maleta de espionagem que intercepta ligações e ativa microfone do celular

O Exército adquiriu uma mala de espionagem capaz de interceptar ligações, ativar o microfone de…

4 horas ago

Pacheco rebate críticas de Haddad: “Injusto com o Congresso”

O líder do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), contrapôs críticas feitas pelo ministro da Fazenda,…

6 horas ago

VÍDEO – Cavalos escapam de Buckingham, armam arruaça nas ruas de Londres e ferem 4 pessoas

Dois cavalos fugiram do Palácio de Buckingham, percorrendo uma distância de pelo menos 8 km…

8 horas ago

VÍDEO: Supremacistas pregando contra minorias marcham livres, leves e soltos em Charleston (EUA)

Membros da organização de extrema-direita Patriot Front marcham neste sábado (27) em Charleston, na Virgínia…

8 horas ago