O erro de Ciro em um vídeo no qual os ciristas não notam o erro de Ciro. Por Alberto Carlos Almeida

Atualizado em 18 de maio de 2020 às 16:23

Publicado no blog de Alberto Carlos Almeida

Ciro Gomes

Na sexta-feira 15 de maio fiz um bate papo em meu canal de Youtube com o Professor Renato Perissinotto da Universidade Federal do Paraná. Ele é especialista em economia política. Eu já dei aula e economia política também, por isso me senti inteiramente à vontade em nossa conversa, conheço um pouco da literatura científica sobre o tema.

O objetivo do vídeo foi mostrar para um público mais amplo que a reindustrialização do Brasil depende muito pouco da vontade de um indivíduo, no caso, Ciro Gomes, não citado nominalmente no vídeo, e muito mais de inúmeras instituições políticas.

Neste sentido, Ciro comete um auto engano, ele acha que basta ele propor isso, conseguir os votos, ser eleito presidente e então o país será reindustrializado. Isso seria mágica e mágica não existe.

Ciro é absolutamente voluntarista na sua pregação a favor da industrialização, ele não faz a menor ideia dos requisitos institucionais necessários para isso. Ciro se auto engana e por isso consegue iludir com facilidade quem o segue.

O conteúdo do vídeo é muito educativo, ele mostra que as instituições importam mais do que os indivíduos. Aliás, não apenas instituições, mas alianças de classe, formação de indivíduos, reformas legislativas e muitas outras coisas.

O Brasil já caiu várias vezes no conto da pregação messiânica, esse vídeo ajuda a não repetir os erros do passado sob uma nova roupagem.