O Essencial: Presidente da Caixa acusado de assédio, CPI, Centrão debanda… a tempestade perfeita de Bolsonaro

Atualizado em 28 de junho de 2022 às 21:50
O Essencial do DCM desta terça (28). Foto: Reprodução

No Essencial do DCM desta terça (28), Kiko Nogueira faz o giro de notícias e conversa com o sociólogo Rudá Ricci. A moderação é de Marília Beznos. As pautas de hoje são a denúncia de assédio contra o presidente da Caixa, a CPI do Ministério da Educação (MEC) e o Centrão abandonando Jair Bolsonaro.

Denúncias de assédio contra Pedro Duarte

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Duarte Guimarães, foi denunciado por assédio sexual por funcionárias. As denúncias estão sendo investigadas sob sigilo pelo MPF (Ministério Público Federal).

O caso foi revelado pelo site Metrópoles e os relatos descrevem toques íntimos do presidente da instituição financeira, além de convites inapropriados e outras formas de assédio. Segundo as denúncias contra Pedro, esses episódios ocorreram, na maioria das vezes, em viagens de trabalho.

CPI do MEC

O senador Randolfe Rodrigues protocolou requerimento hoje para a instalação da CPI que investiga suspeitas de corrupção e tráfico de influência no MEC. A instalação do colegiado depende da aprovação do presidente do Senado Federal, que fará a leitura do documento.

O requerimento preciso ser assinado por, pelo menos, 27 senadores. Randolfe anunciou na última semana que o documento já tinha 29 parlamentares como signatários.

Debandada do Centrão

O Centrão tem apostado na vitória de Lula. Os parlamentares do bloco acreditam no favoritismo do ex-presidente na disputa. Eles escolheram se aliar ao petista enquanto o Congresso Nacional planeja aumentar o poder sobre o Orçamento de 2023.

Eles levam em consideração a liderança de Lula nas pesquisas de intenção de voto para tratar do assunto. O petista é crítico às emendas do relator, mas líderes do Centrão querem tentar mudar a visão do ex-presidente sobre elas.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link