O estrelismo de Samantha Schmütz ao questionar se Juliette é uma artista. Por Nathalí

Atualizado em 16 de maio de 2022 às 22:17
Samantha Schmütz

Uma coisa complicada sobre a vida é que às vezes, para ser justo, você tem que defender gente de quem não gosta, e criticar gente de quem gosta (ou isso, ou será um babaca parcial até a velhice).

Eu não gosto de Juliette – que os fãs, insuportáveis, não me leiam – porque ela é uma personagem forçada construída pela Rede Globo e desempenha bem o papel caricato da nordestina resiliente e fã de Chico Cézar, e eu, nordestina, não me vejo nela (e também porque as músicas são particularmente ruins, falta-lhes alma).

Eu gosto de Samanta Schmütz. Não apenas porque é uma boa atriz – e conseguiu projeção artística mesmo fora do padrão de beleza, algo raro dentro dos canais da Rede Globo -, porque defende abertamente a vacina nas redes sociais (tempos duros estes em que gostamos de alguém porque esse alguém defende o óbvio), e também porque ela criticou a bolsonarista enrustida da Juliana Paes, que se declarou “neutra” [politicamente] um dia desses.

Mas, vejam vocês, os sensatos também erram. Samantha postou hoje uma crítica desnecessária a Juliette e foi respondida por vários artistas e ex-bbbs.

Reagindo à fala da ex-bbb no Altas Horas – “É obrigação do artista se posicionar” -, a atriz comentou: “Acho ótimo se posicionar. Mas ela é artista?”

Embora Juliette não tenha feito réplica, famosos como Ingrid Guimarães, Alice Weigmann e ex participantes do reality, como Eliezer e Lumena, que se indignaram com o preconceito de Samantha contra ex-bbbs.

“Ser artista vai muito além do que ser famoso. Levamos discussões sérias (mesmo que através do humor), criamos reflexões através de um texto, uma expressão, uma dança, música, imagens, telas.. Damos voz também a quem não tem voz“, escreveu Ingrid Guimarães nas redes sociais.

A discussão que se apresenta, na verdade, é: quem pode ser chamado de artista? O que faz de um artista, um artista?

“Não é porque você não gosta da arte de uma pessoa, que ela não é artista”, lembrou a atriz Alice Wegmann no Twitter, mas Walter Benjamin não concordaria com ela.

No contexto mais clássico de definição de arte, nenhuma das duas é a artista: nem a atriz maravilhosa, nem a cantora meia-boca. Para Benjamin, autor de “A obra de arte na Era reprodutibilidade técnica” toda obra reprodutível perde a aura, ou seja, o sentido de verdadeira obra de arte.

Ou seja, ninguém é artista no capitalismo. Quem sabe os artistas de rua, mas a indústria, você sabe, acaba com tudo.

E é interessante perceber, nesse contexto, tanto famoso reivindicando título de artista.

Pra mim, particularmente, (com todo respeito a Benjamin), arte é tudo que se comunica com a coletividade. Dito isto, sim, Juliette é uma artista, mas a música dela continua horrível.

E Samantha?

Samantha também é artista – só que uma artista cheia de estrelismo e preciosismo.

Tomara que no futuro as pessoas façam mais arte do que esforço para serem rotuladas como artistas.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link