O fator que preocupou a CBF antes da convocação de Neymar

Atualizado em 18 de maio de 2026 às 18:45
Neymar em aquecimento do jogo do Santos. Foto: Divulgação

O jogador Neymar realizou exames médicos nesta segunda-feira (18) a pedido da Confederação Brasileira de Futebol antes de ser convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026. O atacante do Santos sentiu dores na panturrilha direita após sofrer uma pancada durante a partida contra o Coritiba, no último domingo, em Itaquera.

Os exames provocaram um burburinho nos bastidores da CBF após a partida, segundo o UOL. Segundo fontes ouvidas pela CBF, o exame foi pedido pelo próprio Santos, o que causou preocupação interna na confederação e levantou dúvidas sobre as condições físicas do atacante. A situação, porém, foi esclarecida ao longo do dia, sem qualquer impedimento para a presença de Neymar nos próximos compromissos da Seleção.

O cantor Thiaguinho e o jogador de vôlei Bruninho publicaram nas redes sociais que foram se reunir com o atacante antes da divulgação da lista. A movimentação aumentou ainda mais a expectativa em torno do camisa 10 do Santos.

Após a derrota para o Coritiba pelo Campeonato Brasileiro, o elenco santista se reapresentou no CT Rei Pelé para iniciar a preparação visando o confronto contra o San Lorenzo pela Copa Sul-Americana. O técnico Cuca afirmou que vê dificuldades para utilizar Neymar na próxima partida por causa das dores na panturrilha.

Nymar jogando contra o Coritiba. Foto: Divulgação

Além da situação do atacante, o Santos acompanha a recuperação do zagueiro Luan Peres, internado após sofrer uma concussão durante a partida contra o Coritiba. O defensor foi encaminhado ao Hospital São Luiz Anália Franco, em São Paulo, depois de ser atingido por uma bola no rosto.

O clube informou que o jogador apresenta quadro estável e deve receber alta ainda nesta segunda-feira. Mesmo assim, o protocolo de concussão da CBF prevê afastamento de pelo menos cinco dias das atividades esportivas. O Santos ainda precisará apresentar exames detalhados comprovando a ausência de sintomas neurológicos.

O lateral-esquerdo Escobar também será reavaliado pelo departamento médico após sentir dores na parte posterior da coxa esquerda. Enquanto os titulares fizeram trabalho regenerativo na academia, os demais atletas participaram de treino técnico e tático no gramado do CT Rei Pelé.

A tendência é que o técnico Cuca defina a equipe titular para o duelo contra o San Lorenzo durante a atividade marcada para esta terça-feira. O provável Santos deve contar com Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Adonis Frías, Lucas Veríssimo e Escobar; Willian Arão, Christian Oliva, Gabriel Bontempo e Rollheiser; Rony e Gabigol.

Guilherme Arandas
Guilherme Arandas, 28 anos, atua como redator no DCM desde 2023. É bacharel em Jornalismo e está cursando pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo e Digital. Grande entusiasta de cultura pop, tem uma gata chamada Lilly e frequentemente está estressado pelo Corinthians.