O FBI, Trump e o “eu sou você, amanhã” de Bolsonaro. Por Fernando Brito

Atualizado em 22 de fevereiro de 2023 às 16:40
Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução.

Por

Jair Bolsonaro deve estar pensando naquele famoso “eu sou você, amanhã” ao ver o noticiário sobre a operação de busca realizada no palacete Mar-a-Lago de Donald Trump na Flórida, supostamente para recuperar documentos levados pelo ex-presidente ao deixar a Casa Branca.

E vai, não demora, usar o episódio para colocar-se também como potencial alvo de ações arbitrárias de adversários políticos – exatamente como os líderes do Partido Republicano estão fazendo com o ex-presidente Trump.

Serve para aumentar a temperatura, já alta, entre seus apoiadores – civis e militares – por colocar-se, pela identidade com Trump, como também ameaçado por ações arbitrárias.

E para reforçar sua postura de “valentão”, que desafia a Justiça e diz não ter medo de perder a eleição.

Não há limites, é bom lembrar, na ousadia com que Jair Bolsonaro trata desta disputa que, para ele, não é apenas eleitoral, mas de sobrevivência, dele e de seu clã.

Focar numa eventual “prisão de Bolsonaro” é tática que convém ao atual presidente, não à oposição, porque alimenta a capacidade do atual presidente de levar seus seguidores a ações violentas.

Donald Trump está achando o máximo esta chance de se apresentar como vítima da violência, mesmo que ele tenha sido o promotor da violência na invasão do Capitólio.

E é também como vítima de perseguições que o estimulador de um golpe por estas bandas de cá quer se apresentar.

Texto originalmente publicado no site Tijolaço

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link