‘O fenômeno chamado antissemitismo só existe na mídia de Israel’

Atualizado em 30 de janeiro de 2013 às 23:53

Num documentário primoroso, o cineasta israelense Yoav Shamir se defende espirituosamente das acusações de antissemita.

Um garoto palestino tira a roupa para ser revistado
Um garoto palestino tira a roupa para ser revistado

Sugiro fortemente que você assista ao documentário que colocarei abaixo deste texto. O nome é Difamação, e o autor é o documentarista israelense Yoav Shamir, 43 anos. O vídeo tem legendas em português.

É uma aula divertida e instrutiva sobre a questão do antissemitismo. Só um judeu poderia ter feito o que Shamir fez sem ser soterrado por acusações de antissemitismo.

Quer dizer: nem um judeu poderia fazer o que ele fez, porque Shamir tem sido acusado de antissemitismo.

Shamir
Shamir

O documentário, na verdade, é uma resposta de Shamir aos detratores. Ele se transformara num “antissemita” ao fazer um documentário anterior, chamado Checkpoints. (Postos de controle.)

Ali, ele narrou a experiência dos palestinos cujas roupas, bolsas, malas e pertences são vasculhados rotineiramente por soldados israelenses em guaritas, ou postos de controle, nos territórios ocupados.

Foi um trabalho quase confessional. Shamir trabalhara num posto de controle. O resultado não foi exatamente favorável a Israel, e então ele foi carimbado como antissemita. “Difamação” é sua brilhante, espirituosa, comovente resposta.

Shamir ouviu notáveis judeus iconoclatas vítimas da mesma acusação, como Normal Finkelstein. Mas a grande estrela do documentário é sua avó. A velhinha desbocada diz que a melhor coisa que os judeus que vivem fora poderiam fazer por Israel não é produzir acusações em série de antissemetismo. É, sim, viver em Israel e ajudar o país a florescer.

Clap, clap, clap para a avó de Shamir. De pé. E para o neto, também, que coloca em debate, de forma inteligente, profunda e agradável, um dos assuntos mais complexos do mundo moderno – a tênue fronteira que separa o justo combate ao antissemetismo e a cínica indústria do antissemitismo.