O fenômeno que vai mudar o clima no Brasil a partir deste fim de semana

Atualizado em 16 de agosto de 2025 às 7:32
Paulistanos se protegendo do calor. Foto: reprodução

Um novo veranico, período prolongado de calor durante o inverno, deve se instalar sobre o Brasil a partir da próxima semana, com temperaturas acima da média histórica para agosto em várias regiões. O fenômeno começa a se desenhar já neste fim de semana, quando o ar frio perde intensidade, mas ganha força a partir da terça-feira (19), com calor mais intenso no Centro-Oeste, Sudeste e partes do Sul do país.

“Isso vai elevar as temperaturas em São Paulo, Rio de Janeiro e outras áreas, mas calor mesmo, típico de veranico – com vários dias seguidos no inverno de 3°C a 5°C acima da média – vai se instalar só na próxima semana, entre terça e quarta-feira, e deve durar até o dia 25, especialmente nas áreas mais centrais do país”, explicou César Soares, meteorologista da Climatempo, ao G1.

Neste sábado (16) e domingo (17), ainda serão registradas manhãs frias em parte do Sul e Sudeste, com mínimas próximas dos 10°C em cidades como São Paulo e Curitiba. No Rio de Janeiro, a nebulosidade predomina no sábado, com chance de garoa pela manhã, mas a temperatura pode chegar a 24°C durante o dia.

Enquanto isso, o Centro-Oeste já enfrenta calor intenso, com previsão de 38°C em Cuiabá e acima de 30°C em Goiânia. Campo Grande deve registrar máximas de 33°C, com umidade relativa do ar em níveis críticos, abaixo de 20% em algumas áreas.

A partir de terça-feira (19), o veranico ganha força com a entrada de massa de ar quente e seco no interior do país. As temperaturas devem ultrapassar os 35°C em várias regiões, chegando a 40°C em Cuiabá. No Sudeste, São Paulo e Belo Horizonte terão tardes acima dos 30°C.

Dia ensolarado em Natal. Foto: reprodução

O tempo seco aumenta os riscos de queimadas, piora a qualidade do ar e exige cuidados com a hidratação e saúde respiratória. A umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 20% no Centro-Oeste, interior do Sudeste e parte do Nordeste.

Enquanto o centro do país enfrenta calor extremo, o litoral do Nordeste segue com tempo instável. Há previsão de pancadas rápidas de chuva no recôncavo baiano, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, com risco de temporais mais fortes na Bahia e litoral de Pernambuco.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alerta de risco moderado para alagamentos e deslizamentos em Salvador (BA), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Natal (RN). Nas últimas 24 horas, algumas áreas registraram mais de 80 mm de chuva, deixando o solo vulnerável a deslizamentos em encostas e quedas de barreiras.

No Sul do país, o calor será temporário. Na segunda metade da semana, uma frente fria deve trazer chuva, ventos fortes e risco de temporais com granizo para Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Rajadas de vento podem chegar a 100 km/h em algumas áreas.

Apesar do veranico se estender até cerca do dia 25, novas massas de ar frio devem chegar antes do fim do inverno, em 22 de setembro.

 

Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.