
Um novo veranico, período prolongado de calor durante o inverno, deve se instalar sobre o Brasil a partir da próxima semana, com temperaturas acima da média histórica para agosto em várias regiões. O fenômeno começa a se desenhar já neste fim de semana, quando o ar frio perde intensidade, mas ganha força a partir da terça-feira (19), com calor mais intenso no Centro-Oeste, Sudeste e partes do Sul do país.
“Isso vai elevar as temperaturas em São Paulo, Rio de Janeiro e outras áreas, mas calor mesmo, típico de veranico – com vários dias seguidos no inverno de 3°C a 5°C acima da média – vai se instalar só na próxima semana, entre terça e quarta-feira, e deve durar até o dia 25, especialmente nas áreas mais centrais do país”, explicou César Soares, meteorologista da Climatempo, ao G1.
Neste sábado (16) e domingo (17), ainda serão registradas manhãs frias em parte do Sul e Sudeste, com mínimas próximas dos 10°C em cidades como São Paulo e Curitiba. No Rio de Janeiro, a nebulosidade predomina no sábado, com chance de garoa pela manhã, mas a temperatura pode chegar a 24°C durante o dia.
Enquanto isso, o Centro-Oeste já enfrenta calor intenso, com previsão de 38°C em Cuiabá e acima de 30°C em Goiânia. Campo Grande deve registrar máximas de 33°C, com umidade relativa do ar em níveis críticos, abaixo de 20% em algumas áreas.
A partir de terça-feira (19), o veranico ganha força com a entrada de massa de ar quente e seco no interior do país. As temperaturas devem ultrapassar os 35°C em várias regiões, chegando a 40°C em Cuiabá. No Sudeste, São Paulo e Belo Horizonte terão tardes acima dos 30°C.

O tempo seco aumenta os riscos de queimadas, piora a qualidade do ar e exige cuidados com a hidratação e saúde respiratória. A umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 20% no Centro-Oeste, interior do Sudeste e parte do Nordeste.
Enquanto o centro do país enfrenta calor extremo, o litoral do Nordeste segue com tempo instável. Há previsão de pancadas rápidas de chuva no recôncavo baiano, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, com risco de temporais mais fortes na Bahia e litoral de Pernambuco.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alerta de risco moderado para alagamentos e deslizamentos em Salvador (BA), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Natal (RN). Nas últimas 24 horas, algumas áreas registraram mais de 80 mm de chuva, deixando o solo vulnerável a deslizamentos em encostas e quedas de barreiras.
No Sul do país, o calor será temporário. Na segunda metade da semana, uma frente fria deve trazer chuva, ventos fortes e risco de temporais com granizo para Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Rajadas de vento podem chegar a 100 km/h em algumas áreas.
Apesar do veranico se estender até cerca do dia 25, novas massas de ar frio devem chegar antes do fim do inverno, em 22 de setembro.