O ‘grava-grava’ segue com Onyx negociando ‘desconto’ com Bebianno. Por Fernando Brito

Onyx Lorenzoni. Foto: Sérgio Lima/AFP

Publicado originalmente no Tijolaço

POR FERNANDO BRITO

Não dá para fugir ao bordão do veterano jornalista Hélio Fernandes: Que República!

24 horas depois dos áudios vazados por Gustavo Bebianno explicitando suas conversas (mentira, mentira!) com Jair Bolsonaro, vaza em O Globo outro áudio, o do chefe do Gabinete Civil, Onyx Lorenzoni, sendo mandado negociar os honorários das causas em que o ex-ministro defende o presidente:

—Se ele (Bebianno) me cobrar individualmente o mínimo, eu to f… Tem que vender uma casa minha para poder pagar…

Nenhum problema, presidente, qualquer coisa o Queiroz paga.

Mas há um detalhe deprimente. Na gravação, Onyx relata que o site ao qual costumo me referir aqui como O Bolsonarista e que parecia estar se tornando O Bebiannista replicou uma nota da Folha na qual se narrava que o ex-ministro estava reunindo material sobre suas relações íntimas com o ex-capitão. E que, obediente ao armistício, pediu para que a tirassem de lá, point dos admiradores de Bolsonaro.

O Globo confirma que a ordem foi obedecida: “o site…havia, de fato, replicado a notícia do jornal. Como Bebianno teria relatado a Onyx, o site retirou o conteúdo do ar.”

Viva o jornalismo independente, não é?

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!