‘O maior professor da história’

Atualizado em 21 de novembro de 2012 às 20:51

Veja o vídeo abaixo.

Muito bom, não é? É parte de uma das coisas mais interessantes que já apareceram na internet: a Academia Khan. Bill Gates, que tem doado dinheiro para a academia, diz que ela é uma “revolução na educação”. Talvez nem tanto. Mas é um empreendimento extraordinário.
Por trás dele está o educador Salmon Khan, formado no MIT, uma das universidades mais admiradas dos Estados Unidos. A AK , surgida em 2006, tem hoje 2 700 vídeos de assuntos que vão da matemática à economia, da história à arte e às ciências, e assim por diante. O acervo vai crescendo, e voluntários estão sendo instados a colaborar para que sejam postas nos vídeos legendas no maior número de línguas.
Khan, cujos pais deixaram Bangladesh para se radicar nos Estados Unidos, teve a idéia de montar uma academia virtual por acaso. Ele ensinava pessoalmente matemática a sua prima Nadia. Numa viagem, como estava longe, preparou um vídeo para explicar um assunto. Um tutorial. Colocou-o no Youtube.
“Minha prima disse que eu ensinava melhor no YouTube do que pessoalmente”, diz ele, rindo. Começaram também a aparecer comentários animadores de internautas que viram suas lições por acaso no YouTube. Vi um estudante comentar, no YouTube, que Khan é o “maior professor da história”. Ele faz matemática parecer fácil. É conciso, bem humorado e simples sem ser superficial.
Fiquei zanzando na academia – que não tem finalidades lucrativas — por algumas horas. Para testar a isenção ideológica, busquei um vídeo sobre o comunismo. Sem vestígios de direitismo. Simples, sóbrio, eficiente. Vi também uma comparação entre capitalismo e comunismo. Khan, nela, deixa claro que prefere o capitalismo, mas não dá pontapés no comunismo. E mostra quando o o capitalismo “não é tão incrível assim”. Quando se formam monopólios, por exemplo. Ou quando a influência de lobistas corporativos é exagerada.
Khan toca também numa questão complexa. Um dos pilares do capitalismo é a meritocracia. Você trabalha mais, cria mais, inova mais – e ganha mais. Mas e quando se trata de herança? Qual o mérito em ter muito dinheiro quando você apenas o herdou?
Alguns países, como os escandinavos, enfrentaram o problema taxando fortemente as heranças. No Brasil, este assunto – lamentavelmente – não está na pauta das discussões.
Mas chega.
A melhor coisa que você pode fazer agora é sair daqui e fuçar na Academia Khan. Se quiser compartilhar os achados, a comunidade do Diário vai agradecer – e eu mais ainda.